Quando uma criança em idade escolar ouve ou ler uma história, ela se adentra num universo particular e encantador. Para isso, é necessário que o contexto exponha uma narrativa repleta ou não de surpresas, mistérios e magia. Para tal, o contexto deve apresentar algo que traga diversão e ensinamento, além de despertar o interesse da criança, possa estimular a sua curiosidade e consequentemente a sua criatividade. A partir da interação lúdica e prazerosa da criança em relação à história narrada, poderá haver também uma enorme possibilidade de que num aspecto geral, podem suscitar a formação tanto de bons leitores quanto de excelentes escritores. Ao explorar a fantasia e a imaginação de uma criança, através de uma história contada pelo professor, instiga-se todo um universo criativo, além de fortalecer a interação entre a trama do texto, os personagens e o leitor. Quem saudosamente não se lembra das tantas histórias lidas e ouvidas quando crianças? Das inúmeras historinhas contadas por alguns pais, ao pé da cama antes de dormir? Ou aquela história narrada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental? No entanto, se faz necessário que o professor se utilize dessa ferramenta para estimular a imaginação da criança e levá-la a descobrir a beleza, a fantasia e o lúdico, existentes numa história. O ato de contar de história pode ser um subterfúgio muito relevante para a formação da criança garantindo-se, dessa forma, melhorar o processo educacional sob uma perspectiva que valorize a construção de sujeitos críticos e reflexivos.