Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISTINÇÃO ENTRE A GEOMETRIA PLANA E A GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES BASEADAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DO ALUNO

Palavra-chaves: GEOMETRIA, COTIDIANO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46992
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 636
    "inscrito_id" => 1156
    "titulo" => "DISTINÇÃO ENTRE A GEOMETRIA PLANA E A GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES BASEADAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DO ALUNO"
    "resumo" => "Este projeto surgiu como pré-requisito à conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Matemática, proporcionado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco no ano de 2010 e foi vivenciado de forma interdisciplinar em duas escolas públicas de ensino, uma da rede estadual, localizada no município de Ingazeira PE e outra da rede municipal, localizada no município de Afogados da Ingazeira PE. Seu objetivo principal foi de facilitar a compreensão do estudante do ensino fundamental, anos (6º Ano notadamente), sobre a Geometria e suas formas plana e espacial (não plana), através do desenvolvimento, ao longo de um semestre letivo, de atividades contextualizadas e integradas ao cotidiano do aluno de forma a favorecer uma melhor compreensão das abstrações que permeiam os conteúdos deste eixo da Matemática. Ao final do projeto pudemos constatar que houve uma aprendizagem significativa dos conceitos estudados, ou melhor, deduzidos através das atividades vivenciadas, mostrando que uma metodologia diferenciada, por mais simples que seja, e o contato do estudante com situações reais e cotidianas, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, COTIDIANO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1156_15082018101457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIVAM BRAZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVAM SANTANA"
    "autor_email" => "edivamsantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46992
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 636
    "inscrito_id" => 1156
    "titulo" => "DISTINÇÃO ENTRE A GEOMETRIA PLANA E A GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES BASEADAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DO ALUNO"
    "resumo" => "Este projeto surgiu como pré-requisito à conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Matemática, proporcionado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco no ano de 2010 e foi vivenciado de forma interdisciplinar em duas escolas públicas de ensino, uma da rede estadual, localizada no município de Ingazeira PE e outra da rede municipal, localizada no município de Afogados da Ingazeira PE. Seu objetivo principal foi de facilitar a compreensão do estudante do ensino fundamental, anos (6º Ano notadamente), sobre a Geometria e suas formas plana e espacial (não plana), através do desenvolvimento, ao longo de um semestre letivo, de atividades contextualizadas e integradas ao cotidiano do aluno de forma a favorecer uma melhor compreensão das abstrações que permeiam os conteúdos deste eixo da Matemática. Ao final do projeto pudemos constatar que houve uma aprendizagem significativa dos conceitos estudados, ou melhor, deduzidos através das atividades vivenciadas, mostrando que uma metodologia diferenciada, por mais simples que seja, e o contato do estudante com situações reais e cotidianas, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, COTIDIANO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1156_15082018101457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIVAM BRAZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVAM SANTANA"
    "autor_email" => "edivamsantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este projeto surgiu como pré-requisito à conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Matemática, proporcionado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco no ano de 2010 e foi vivenciado de forma interdisciplinar em duas escolas públicas de ensino, uma da rede estadual, localizada no município de Ingazeira PE e outra da rede municipal, localizada no município de Afogados da Ingazeira PE. Seu objetivo principal foi de facilitar a compreensão do estudante do ensino fundamental, anos (6º Ano notadamente), sobre a Geometria e suas formas plana e espacial (não plana), através do desenvolvimento, ao longo de um semestre letivo, de atividades contextualizadas e integradas ao cotidiano do aluno de forma a favorecer uma melhor compreensão das abstrações que permeiam os conteúdos deste eixo da Matemática. Ao final do projeto pudemos constatar que houve uma aprendizagem significativa dos conceitos estudados, ou melhor, deduzidos através das atividades vivenciadas, mostrando que uma metodologia diferenciada, por mais simples que seja, e o contato do estudante com situações reais e cotidianas, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.