Este projeto surgiu como pré-requisito à conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Matemática, proporcionado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco no ano de 2010 e foi vivenciado de forma interdisciplinar em duas escolas públicas de ensino, uma da rede estadual, localizada no município de Ingazeira PE e outra da rede municipal, localizada no município de Afogados da Ingazeira PE. Seu objetivo principal foi de facilitar a compreensão do estudante do ensino fundamental, anos (6º Ano notadamente), sobre a Geometria e suas formas plana e espacial (não plana), através do desenvolvimento, ao longo de um semestre letivo, de atividades contextualizadas e integradas ao cotidiano do aluno de forma a favorecer uma melhor compreensão das abstrações que permeiam os conteúdos deste eixo da Matemática. Ao final do projeto pudemos constatar que houve uma aprendizagem significativa dos conceitos estudados, ou melhor, deduzidos através das atividades vivenciadas, mostrando que uma metodologia diferenciada, por mais simples que seja, e o contato do estudante com situações reais e cotidianas, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem.