Dentre as muitas razões para as dificuldades encontradas pelos estudantes de Biologia, destacam-se a falta de figuras ou esquemas para a introdução de novos assuntos ou uso inadequado destas, o excessivo vocabulário, a falta de analogias. Embora estejamos em plena era da informatização, as escolas ainda enfrentam dificuldades em adequar conteúdos programáticos às necessidades individuais dos seus estudantes. As tecnologias da informação e comunicação emergem neste contexto como um valioso recurso que pode tanto auxiliar os professores nas suas metodologias de ensino quanto os estudantes na aprendizagem dos conteúdos. Foram entrevistados 30 professores que ensinam Biologia no Ensino Médio, na região do Agreste Meridional pernambucano. Tendo como finalidade identificar quais conteúdos de Biologia trabalhados no Ensino Médio os estudantes apresentam mais dificuldades em aprender. Sendo mencionada por 27 dos entrevistados, a área da Genética aparece como o conteúdo, no qual os estudantes apresentam mais dificuldade em compreender. Diante do exposto, verificamos que existe necessidade de se investigar mais profundamente o que ocorre. É necessário que sejam encontradas alternativas que busquem integrar teorias de aprendizagem à técnicas que ajudem o estudante a compreender tais conteúdos. Sugerindo aqui, como uma alternativa atual, o uso de novas tecnologias da informação e comunicação, tais como: softwares educacionais, simulações, aplicativos em dispositivos móveis, sites de biologia, vídeos, podcast, editores de áudio e vídeo ou mais recentemente explorada a utilização da realidade aumentada.