Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência de um estudo de caso sobre a formação de estudantes de pedagogia da universidade federal do Piauí (UFPI)/ Campus Parnaíba, que estão aprendendo a produzir filmes de animação. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo apresentar uma dimensão formativa inovativa, da animação como ferramenta de desenvolvimento pedagógico, para que possa se criar uma pedagogia própria a partir de todo o aprendizado que foi adquirido e das escolhas feitas durante o processo de criação das animações produzidas por esses alunos. A pesquisa realizada teve como sujeitos os alunos de pedagogia do terceiro período da UFPI. Pontua-se dentro da pesquisa que usando o cinema de animação, os estudantes possam considerar essa metodologia pedagógica, como mais um recurso didático de ensino e aprendizagem. Aborda-se a importância do cinema no ambiente escolar e para a educação. Através de um estudo bibliográfico foi possível ter um panorama do uso do cinema de animação como ferramenta pedagógica nas escolas, bem como um subsídio para se elaborar trabalhos. O referido estudo também pontuou que a utilização do cinema de animação contribuiu para a formação dos estudantes de pedagogia e no processo de aprendizagem dos mesmos.