O presente trabalho tem por objetivo geral refletir sobre o uso do ábaco como um importante instrumento pedagógico na capacitação dos discentes do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí- Campus Ministro Reis Velloso como futuros pedagogos. A experiência foi realizada durante a disciplina Didática da Matemática onde percebeu-se a relevância da utilização do ábaco em sala de aula e sua efetivação no ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da compreensão dos conhecimentos sobre esse instrumento, foi necessário que elaborássemos algumas estratégias lúdicas e uma oficina para que houvesse o envolvimento e a contribuição de todos os graduandos que ainda não tinham entendimento de como utilizar o ábaco na aprendizagem significativa dos alunos. Utilizamos a abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada com 32 discentes, na qual interagiram e deram suas opiniões durante a apresentação de toda a dinâmica realizada. O ábaco é um antigo instrumento de calcular que teve origem na mesopotâmia, há mais de 5.500 anos, e é usado para operações aritméticas tais como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão e pode auxiliar, sendo usado corretamente, na transformação dos saberes dos educandos por professores alfabetizadores do ensino da matemática.