Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA AUTOCONSCIÊNCIA EM INDIVÍDUOS COM AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO COTIDIANO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: AUTISMO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTOCONSCIÊNCIA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46923
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 5519
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA AUTOCONSCIÊNCIA EM INDIVÍDUOS COM AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO COTIDIANO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O desenvolvimento cognitivo de indivíduos que apresentam autismo ainda permanece enigmático. São diversos os estudos atuais que tratam de questões relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), entretanto, ainda são poucos os trabalhos que abordam os aspectos cognitivos relacionados a este transtorno. Desse modo, considerando que ainda há muito a descobrir, especialmente se houverem pretensões de intervenção, objetivou-se com este artigo de revisão narrativa da literatura apresentar uma discussão sobre o desenvolvimento cognitivo de indivíduos com TEA, com ênfase nos aspectos referentes à autoconsciência. Apresentamos as principais alterações nos processos de autoconsciência experienciados por indivíduos com autismo, bem como a importância do desenvolvimento cognitivo impulsionado pela aprendizagem no âmbito de atividades interventivas voltadas ao contexto escolar. Sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas a fim de esclarecer questões não discutidas neste artigo, a exemplo das alterações em outros processos cognitivos também relevantes na compreensão do transtorno e das necessidades educativas especiais dos indivíduos com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTOCONSCIÊNCIA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5519_09082018085808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANNY NUNES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ALANNY"
    "autor_email" => "alannysantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46923
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 5519
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA AUTOCONSCIÊNCIA EM INDIVÍDUOS COM AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO COTIDIANO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O desenvolvimento cognitivo de indivíduos que apresentam autismo ainda permanece enigmático. São diversos os estudos atuais que tratam de questões relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), entretanto, ainda são poucos os trabalhos que abordam os aspectos cognitivos relacionados a este transtorno. Desse modo, considerando que ainda há muito a descobrir, especialmente se houverem pretensões de intervenção, objetivou-se com este artigo de revisão narrativa da literatura apresentar uma discussão sobre o desenvolvimento cognitivo de indivíduos com TEA, com ênfase nos aspectos referentes à autoconsciência. Apresentamos as principais alterações nos processos de autoconsciência experienciados por indivíduos com autismo, bem como a importância do desenvolvimento cognitivo impulsionado pela aprendizagem no âmbito de atividades interventivas voltadas ao contexto escolar. Sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas a fim de esclarecer questões não discutidas neste artigo, a exemplo das alterações em outros processos cognitivos também relevantes na compreensão do transtorno e das necessidades educativas especiais dos indivíduos com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTOCONSCIÊNCIA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5519_09082018085808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANNY NUNES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ALANNY"
    "autor_email" => "alannysantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O desenvolvimento cognitivo de indivíduos que apresentam autismo ainda permanece enigmático. São diversos os estudos atuais que tratam de questões relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), entretanto, ainda são poucos os trabalhos que abordam os aspectos cognitivos relacionados a este transtorno. Desse modo, considerando que ainda há muito a descobrir, especialmente se houverem pretensões de intervenção, objetivou-se com este artigo de revisão narrativa da literatura apresentar uma discussão sobre o desenvolvimento cognitivo de indivíduos com TEA, com ênfase nos aspectos referentes à autoconsciência. Apresentamos as principais alterações nos processos de autoconsciência experienciados por indivíduos com autismo, bem como a importância do desenvolvimento cognitivo impulsionado pela aprendizagem no âmbito de atividades interventivas voltadas ao contexto escolar. Sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas a fim de esclarecer questões não discutidas neste artigo, a exemplo das alterações em outros processos cognitivos também relevantes na compreensão do transtorno e das necessidades educativas especiais dos indivíduos com TEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.