O objetivo deste trabalho é abordar as inadequações ortográficas que envolvem marcas da oralidade presentes nos textos escritos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Areia - Pb. Analisamos algumas produções feitas pelos alunos considerando as influências da oralidade presentes na escrita destes textos e apresentamos sugestões de atividades que possam melhorar ou minimizar as dificuldades de aprendizagem recorrentes deste problema tão comum nos textos dos educandos, principalmente no Ensino Fundamental. Para tanto, nos embasamos nos estudos dos teóricos Fávero (2002), Marcuschi (2005), Marcushi e Dionísio (2007). As análises constataram que, embora os alunos estejam cursando o 7º ano, as marcas da oralidade em suas produções textuais ainda são recorrentes, o que demonstra pouco conhecimento das práticas ortográficos ou domínio da norma culta. Acreditamos que a ausência de leituras significativas e orientadas pode interferir no repertório gramatical limitando o conhecimento de enunciados e comprometendo as competências comunicativas e discursivas adequadas ao contexto e às situações de práticas sociais as quais os alunos estão inseridos.