O presente trabalho diz respeito a importância da ferramenta da ludicidade como base para construção de materiais didático pedagógico para o ensino de libras como L1. Tendo como objetivo difundir uma atividade de extensão realizadas pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande.Nesta atividade buscamos pensar numa formação de professores que permita refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos, seja em contextos de escolas específicas para educação de surdos, quanto em escolas regulares que têm alunos surdos incluídos, ancorados na construção do conhecimento numa perspectiva bilíngue.Com o intuito de discutir sobre a prática pedagógica do ensino para crianças surdas através do víeis lúdico e sabendo da grande dificuldade que os professores encontram para trazer para a realidade destes sujeitos o ensino das diversas disciplinas em Libras/L1, com foco no material visual, o curso de extensão buscou criar e adaptar jogos pedagógicos para o ensino a serem trabalhadas nas escolas específicas para surdos e regular inclusiva.