A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46155 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 892 "inscrito_id" => 8519 "titulo" => "A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo de analisar os recursos pedagógicos para contribuição do ensino-aprendizagem na inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. As Tecnologias Assistivas que são recursos e serviços disponibilizados aos alunos especiais ajudando, através de jogos pedagógicos adaptados às necessidades especiais deste alunado, no processo escolar. Sabemos que esta ferramenta proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado. Para a elaboração deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográficas sobre estudos dentro dessa perspectiva, pois nos dias de hoje tem discutido muito sobre o assunto “Tecnologias Assistivas”, expondo que as ferramentas devem ser compreendidas como resolução de problemas funcionais em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades, valorização, habilidades, expectativas positivas para o ensino-aprendizagem. Entretanto alguns anos, a educação inclusão vem sendo muito discutido na sociedade por meio de incluir aluno com deficiência no espaço escolar. Mas sabendo que mesmo assim a escola não está preparada para recebê-los devido recursos pedagógicos que não está adequado para o aluno com qualquer deficiência, surgindo as tecnologias como forma de acessibilidade para facilitar a comunicação do aluno com deficiência com o docente na sala de aula. Nesse sentido, procuramos contribuir, abordando sobre a inclusão e intervenção pedagógica do aluno com deficiência no espaço escolar. Contudo propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, criticamente sobre a docência no desafio no sistema educacional de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8519_26082018083245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY MARIA SILVA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY COSTA" "autor_email" => "shirley07costa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA - CLARETIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46155 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 892 "inscrito_id" => 8519 "titulo" => "A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo de analisar os recursos pedagógicos para contribuição do ensino-aprendizagem na inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. As Tecnologias Assistivas que são recursos e serviços disponibilizados aos alunos especiais ajudando, através de jogos pedagógicos adaptados às necessidades especiais deste alunado, no processo escolar. Sabemos que esta ferramenta proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado. Para a elaboração deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográficas sobre estudos dentro dessa perspectiva, pois nos dias de hoje tem discutido muito sobre o assunto “Tecnologias Assistivas”, expondo que as ferramentas devem ser compreendidas como resolução de problemas funcionais em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades, valorização, habilidades, expectativas positivas para o ensino-aprendizagem. Entretanto alguns anos, a educação inclusão vem sendo muito discutido na sociedade por meio de incluir aluno com deficiência no espaço escolar. Mas sabendo que mesmo assim a escola não está preparada para recebê-los devido recursos pedagógicos que não está adequado para o aluno com qualquer deficiência, surgindo as tecnologias como forma de acessibilidade para facilitar a comunicação do aluno com deficiência com o docente na sala de aula. Nesse sentido, procuramos contribuir, abordando sobre a inclusão e intervenção pedagógica do aluno com deficiência no espaço escolar. Contudo propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, criticamente sobre a docência no desafio no sistema educacional de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8519_26082018083245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY MARIA SILVA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY COSTA" "autor_email" => "shirley07costa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA - CLARETIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }