O artigo tem como objetivo de analisar os recursos pedagógicos para contribuição do ensino-aprendizagem na inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. As Tecnologias Assistivas que são recursos e serviços disponibilizados aos alunos especiais ajudando, através de jogos pedagógicos adaptados às necessidades especiais deste alunado, no processo escolar. Sabemos que esta ferramenta proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado. Para a elaboração deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográficas sobre estudos dentro dessa perspectiva, pois nos dias de hoje tem discutido muito sobre o assunto “Tecnologias Assistivas”, expondo que as ferramentas devem ser compreendidas como resolução de problemas funcionais em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades, valorização, habilidades, expectativas positivas para o ensino-aprendizagem. Entretanto alguns anos, a educação inclusão vem sendo muito discutido na sociedade por meio de incluir aluno com deficiência no espaço escolar. Mas sabendo que mesmo assim a escola não está preparada para recebê-los devido recursos pedagógicos que não está adequado para o aluno com qualquer deficiência, surgindo as tecnologias como forma de acessibilidade para facilitar a comunicação do aluno com deficiência com o docente na sala de aula. Nesse sentido, procuramos contribuir, abordando sobre a inclusão e intervenção pedagógica do aluno com deficiência no espaço escolar. Contudo propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, criticamente sobre a docência no desafio no sistema educacional de ensino.