Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46155
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 892
    "inscrito_id" => 8519
    "titulo" => "A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O artigo tem como objetivo de analisar os recursos pedagógicos para contribuição do ensino-aprendizagem na inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. As Tecnologias Assistivas que são recursos e serviços disponibilizados aos alunos especiais ajudando, através de jogos pedagógicos adaptados às necessidades especiais deste alunado, no processo escolar. Sabemos que esta ferramenta proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado. Para a elaboração deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográficas sobre estudos dentro dessa perspectiva, pois nos dias de hoje tem discutido muito sobre o assunto “Tecnologias Assistivas”, expondo que as ferramentas devem ser compreendidas como resolução de problemas funcionais em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades, valorização, habilidades, expectativas positivas para o ensino-aprendizagem. Entretanto alguns anos, a educação inclusão vem sendo muito discutido na sociedade por meio de incluir aluno com deficiência no espaço escolar. Mas sabendo que mesmo assim a escola não está preparada para recebê-los devido recursos pedagógicos que não está adequado para o aluno com qualquer deficiência, surgindo as tecnologias como forma de acessibilidade para facilitar a comunicação do aluno com deficiência com o docente na sala de aula. Nesse sentido, procuramos contribuir, abordando sobre a inclusão e intervenção pedagógica do aluno com deficiência no espaço escolar. Contudo propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, criticamente sobre a docência no desafio no sistema educacional de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8519_26082018083245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY MARIA SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY COSTA"
    "autor_email" => "shirley07costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA - CLARETIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46155
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 892
    "inscrito_id" => 8519
    "titulo" => "A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O artigo tem como objetivo de analisar os recursos pedagógicos para contribuição do ensino-aprendizagem na inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. As Tecnologias Assistivas que são recursos e serviços disponibilizados aos alunos especiais ajudando, através de jogos pedagógicos adaptados às necessidades especiais deste alunado, no processo escolar. Sabemos que esta ferramenta proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado. Para a elaboração deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográficas sobre estudos dentro dessa perspectiva, pois nos dias de hoje tem discutido muito sobre o assunto “Tecnologias Assistivas”, expondo que as ferramentas devem ser compreendidas como resolução de problemas funcionais em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades, valorização, habilidades, expectativas positivas para o ensino-aprendizagem. Entretanto alguns anos, a educação inclusão vem sendo muito discutido na sociedade por meio de incluir aluno com deficiência no espaço escolar. Mas sabendo que mesmo assim a escola não está preparada para recebê-los devido recursos pedagógicos que não está adequado para o aluno com qualquer deficiência, surgindo as tecnologias como forma de acessibilidade para facilitar a comunicação do aluno com deficiência com o docente na sala de aula. Nesse sentido, procuramos contribuir, abordando sobre a inclusão e intervenção pedagógica do aluno com deficiência no espaço escolar. Contudo propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, criticamente sobre a docência no desafio no sistema educacional de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8519_26082018083245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY MARIA SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY COSTA"
    "autor_email" => "shirley07costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA - CLARETIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O artigo tem como objetivo de analisar os recursos pedagógicos para contribuição do ensino-aprendizagem na inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. As Tecnologias Assistivas que são recursos e serviços disponibilizados aos alunos especiais ajudando, através de jogos pedagógicos adaptados às necessidades especiais deste alunado, no processo escolar. Sabemos que esta ferramenta proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de aprendizado. Para a elaboração deste trabalho foi realizada pesquisas bibliográficas sobre estudos dentro dessa perspectiva, pois nos dias de hoje tem discutido muito sobre o assunto “Tecnologias Assistivas”, expondo que as ferramentas devem ser compreendidas como resolução de problemas funcionais em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades, valorização, habilidades, expectativas positivas para o ensino-aprendizagem. Entretanto alguns anos, a educação inclusão vem sendo muito discutido na sociedade por meio de incluir aluno com deficiência no espaço escolar. Mas sabendo que mesmo assim a escola não está preparada para recebê-los devido recursos pedagógicos que não está adequado para o aluno com qualquer deficiência, surgindo as tecnologias como forma de acessibilidade para facilitar a comunicação do aluno com deficiência com o docente na sala de aula. Nesse sentido, procuramos contribuir, abordando sobre a inclusão e intervenção pedagógica do aluno com deficiência no espaço escolar. Contudo propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, criticamente sobre a docência no desafio no sistema educacional de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.