Nas Redes Sociais, vários desafios matemáticos fazem sucesso com os usuários dessas mídias sociais, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento e a capacidade em resolver problemas matemáticos. Nesse contexto, temos a questão de investigação: qual o papel que exerce a imagem virtual, que representada por desafios matemáticos, em páginas de Matemática da rede social Facebook? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratória, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados iniciais indicam que a imagem virtual das páginas de Matemática do Facebook podem exercer um papel didático e assumir algumas funções, contribuindo no processo para o desenvolvimento de conhecimentos, em relação aos diversos conteúdos de Matemática. Quanto à Semiótica, a partir dela, podemos estudar a relação de como os signos, as imagens, os símbolos se apresentam em nossa mente, especialmente, por meio das atividades que classificamos como “Desafios Simbólicos” do tipo “Figura Ilustrativa”. Acreditamos que esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância da inserção da imagem virtual que contém desafios matemáticos representados nelas como recurso imagético em sala de aula que, de forma planejada, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos.