O presente artigo vem fazer uma abordagem acerca do conteúdo de Hidrostática utilizando a História da Física como metodologia de ensino. Esse artigo é o resultado de uma pesquisa realizada na Unidade Escolar Monsenhor Boson da cidade de Água Branca – PI com o objetivo de investigar como a História da Física pode influenciar os alunos a despertar o interesse pela disciplina através da abordagem histórica do estudo da Hidrostática. A Pesquisa é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, envolvendo intervenção e aplicação de questionários com alunos e professores. O objetivo da pesquisa foi alcançado, pois o estudo da Hidrostática numa perspectiva histórica é mais efetiva para maioria dos alunos, pelo fato de propiciar uma maior apropriação dos conceitos básicos necessários, empreende-se mais significado para o aluno, contribuindo para que possa acompanhar a disciplina durante o curso do Ensino Médio. O embasamento teórico contou com o apoio de Beatriz Alvarenga (2009); PCN’s (2002); Ben-Dov (1996); Brennan (2008); Oliveira (2009); Halliday e Resnick, (2011) e outros.