O presente trabalho aborda o uso do software Geogebra, na compreensão de funções quadráticas, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Água Branca-PI. É cada vez mais notável a inserção das tecnologias na vida dos alunos, nos dias atuais; porém, observamos que na prática escolar ainda existe pouca utilização dessas no ensino de matemática. Também vale ressaltar o pouco conhecimento que os alunos do Ensino Médio têm sobre o conteúdo de funções. Partindo dessa problemática, procuramos verificar o impacto da utilização do Geogebra como recurso didático em uma aula de Matemática. O objetivo principal foi analisar como esse software pode ajudar na compreensão de funções quadráticas, de forma a contribuir para o melhor rendimento do aluno no cotidiano escolar. Este trabalho consiste, inicialmente, de um recorte histórico sobre o uso de tecnologias na educação. Logo a seguir, discorre acerca do emprego de tecnologias na educação Matemática, e faz uma breve apresentação do Geogebra. Ao final da pesquisa foi possível concluir que o uso do programa, trabalhado de forma adequada, é capaz de despertar o interesse dos alunos e, consequentemente, uma melhor compreensão do conteúdo.