A transposição didática de conteúdos agrega sua finalidade para a produção de um discurso em campo intelectual científico, quando a mesma propõe estratégias de ensino que promovem o conhecimento e sua ampliação quanto sua significação para o aluno, durante o processo de mediação. Nessa perspectiva, a prática pedagógica de caráter inovador estabelece uma mobilização efetiva no processo de ensino-aprendizagem quando o professor detém de recursos didáticos que possam facilitar sua mediação e ao mesmo tempo ser estimulador aos estudantes para compreensão do objeto a ser estudado. Dessa forma, o jogo Detetive- Evolução Vegetal foi o recurso didático neste trabalho utilizado, com isso a presente pesquisa utilizou essa estratégia de ensino na transposição de conteúdos sobre evolução vegetal para alunos do sétimo ano; na intenção de verificar a importância da mesma como instrumento facilitador de ensino e de aprendizagem. Assim, consideramos que os resultados alcançados fizeram emergir um ensino de qualidade sobre a evolução dos vegetais com a utilização do jogo Detetive-Evolução Vegetal que transpôs o conhecimento da Botânica que é caracterizado como difícil, tornando a mediação desse conhecimento de fácil acesso através de uma prática que buscou além da aprendizagem dos conceitos que alicerçam os conteúdos sobre o processo evolutivo das plantas, como também durante a aplicação destes em aulas por meio da ludicidade.