Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIMENSÕES CURRICULAR E DIDÁTICA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO E/OU DE SOLICITAÇÃO NA COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, ARGUMENTAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL Pôster (PO) GT 15. Ensino de Línguas
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os textos que fazem parte do cotidiano funcionam, atualmente, como veículos para posições ideológicas variadas. Os textos jornalísticos como artigo de opinião, notícias, reportagem etc são exemplos disso. Assim, é necessário que a escola forneça as ferramentas para que os alunos consigam reconhecer esses pontos de vista e se posicionarem, efetuando uma leitura crítica dos conteúdos. Nesse sentido, os gêneros do discurso argumentativos são um dos muitos objetos de ensino de Língua Portuguesa que chegam a sala de aula por meio dos livros didáticos. Nossa pesquisa objetiva analisar o ensino da argumentação nesses livros, com ênfase nos gêneros que os compõem, buscando compreender e avaliar a metodologia didática utilizada pelos autores. Por estar em andamento, no âmbito deste trabalho, discutiremos o livro destinado ao 7º ano da coleção didática Singular e Plural (Ensino Fundamental II), uma das três mais selecionadas pelos professores por meio do PNLD. O objeto de análise foi o ensino de argumentação nas atividades de produção textual dos gêneros carta de reclamação e de solicitação. A fim de caracterizar o procedimento didático adotado pelas autoras, foram utilizadas duas dimensões de análise: curricular e didática. Verificamos que o ensino de argumentação, por meio da temática, dos gêneros escolhidos como objeto de ensino e da metodologia utilizada, auxilia o estudante a adotar uma prática cidadã reflexiva e ativa.

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