A maioria das pessoas ao se depararem com determinados animais como insetos ou cobras, por exemplo, age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rapidamente matá-lo ou foge. Isso acontece antes mesmo de tal animal oferecer algum perigo ou ameaça, sem nenhuma reflexão a respeito do que está fazendo e por que está fazendo. O extermínio e a predação do ser humano para com a natureza, deriva do fato do mesmo não saber a importância da natureza para sua própria vida, tornando-se o seu maior predador. A ideia de ver esses animais como perigosos, nojentos e ameaçadores tem dificultado a manutenção de relações saudáveis entre os seres humanos e os animais. Nessa direção, pretendemos estabelecer um diálogo que exponha as consequências dessa forma não harmoniosa entre esses seres acima elencados. A escola é uma instituição social que tanto vale para perseverar um pensamento quanto para desestabilizá-lo, é possível que nela seja usada formas de trabalho pelos professores que ensinam Ciências para trabalhar essa problemática construindo uma nova percepção ambiental. Este trabalho teve como objetivo incentivar alunos do 8°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Nova Floresta-PB a identificar através de aplicação de questionários, quais animais causam fobia ou aversão a eles próprios e aos demais colegas. E por meio do conteúdo programado de Ciências e atividades programadas sobre a importância da preservação da Biodiversidade, desenvolver um novo olhar para os animais que foram citados.