PERCEPÇÃO ANIMAL: DESENVOLVENDO UM NOVO OLHAR PARA OS ANIMAIS QUE CAUSAM MEDO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48535 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4680 "inscrito_id" => 3682 "titulo" => "PERCEPÇÃO ANIMAL: DESENVOLVENDO UM NOVO OLHAR PARA OS ANIMAIS QUE CAUSAM MEDO" "resumo" => "A maioria das pessoas ao se depararem com determinados animais como insetos ou cobras, por exemplo, age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rapidamente matá-lo ou foge. Isso acontece antes mesmo de tal animal oferecer algum perigo ou ameaça, sem nenhuma reflexão a respeito do que está fazendo e por que está fazendo. O extermínio e a predação do ser humano para com a natureza, deriva do fato do mesmo não saber a importância da natureza para sua própria vida, tornando-se o seu maior predador. A ideia de ver esses animais como perigosos, nojentos e ameaçadores tem dificultado a manutenção de relações saudáveis entre os seres humanos e os animais. Nessa direção, pretendemos estabelecer um diálogo que exponha as consequências dessa forma não harmoniosa entre esses seres acima elencados. A escola é uma instituição social que tanto vale para perseverar um pensamento quanto para desestabilizá-lo, é possível que nela seja usada formas de trabalho pelos professores que ensinam Ciências para trabalhar essa problemática construindo uma nova percepção ambiental. Este trabalho teve como objetivo incentivar alunos do 8°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Nova Floresta-PB a identificar através de aplicação de questionários, quais animais causam fobia ou aversão a eles próprios e aos demais colegas. E por meio do conteúdo programado de Ciências e atividades programadas sobre a importância da preservação da Biodiversidade, desenvolver um novo olhar para os animais que foram citados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID3682_17092018234738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIRLA LUZIANNE CÂNDIDO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DAIRLA CÂNDIDO" "autor_email" => "dairlacandido@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48535 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4680 "inscrito_id" => 3682 "titulo" => "PERCEPÇÃO ANIMAL: DESENVOLVENDO UM NOVO OLHAR PARA OS ANIMAIS QUE CAUSAM MEDO" "resumo" => "A maioria das pessoas ao se depararem com determinados animais como insetos ou cobras, por exemplo, age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rapidamente matá-lo ou foge. Isso acontece antes mesmo de tal animal oferecer algum perigo ou ameaça, sem nenhuma reflexão a respeito do que está fazendo e por que está fazendo. O extermínio e a predação do ser humano para com a natureza, deriva do fato do mesmo não saber a importância da natureza para sua própria vida, tornando-se o seu maior predador. A ideia de ver esses animais como perigosos, nojentos e ameaçadores tem dificultado a manutenção de relações saudáveis entre os seres humanos e os animais. Nessa direção, pretendemos estabelecer um diálogo que exponha as consequências dessa forma não harmoniosa entre esses seres acima elencados. A escola é uma instituição social que tanto vale para perseverar um pensamento quanto para desestabilizá-lo, é possível que nela seja usada formas de trabalho pelos professores que ensinam Ciências para trabalhar essa problemática construindo uma nova percepção ambiental. Este trabalho teve como objetivo incentivar alunos do 8°ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Nova Floresta-PB a identificar através de aplicação de questionários, quais animais causam fobia ou aversão a eles próprios e aos demais colegas. E por meio do conteúdo programado de Ciências e atividades programadas sobre a importância da preservação da Biodiversidade, desenvolver um novo olhar para os animais que foram citados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID3682_17092018234738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIRLA LUZIANNE CÂNDIDO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DAIRLA CÂNDIDO" "autor_email" => "dairlacandido@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }