Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções e práticas assumidas pelos professores do ensino médio das escolas públicas estaduais da cidade de São Lourenço do Piauí, acerca do uso das analogias no Ensino de Química As analogias destacam-se por ser um importante recurso didático para o ensino da Química, uma vez que, são vistas como umas das ferramentas indispensáveis no auxílio da compreensão de conceitos das ciências, como no caso da Química, uma ciência que possui alguns conceitos difíceis de serem compreendidos e/ou explicados. A metodologia deste trabalho se caracteriza por apresentar uma abordagem qualitativa. O método desenvolvido na pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado com dois professores de Química que ensinam em escolas Públicas de São Lourenço do Piauí. Os dados foram analisados a partir das respostas obtidas por meio do questionário aplicado. Os resultados desta pesquisa evidenciam que os professores apresentaram dificuldades em definir o conceito de analogias, como também apenas apresentaram as suas potencialidades, sem descrever as suas limitações. Percebe-se que o tema não foi discutido no contexto da sua formação inicial, sendo necessário que estes professores possam buscar uma formação continuada que explore este tema, para que possam saber lidar com o trabalho a partir do uso desta estratégia de ensino.