A pesquisa vem tratar sobre o ensino de fonética e fonologia no primeiro ano do Ensino Médio de uma
escola estadual indígena potiguara do Litoral Norte da Paraíba, no intuito de se averiguar como está o ensino de língua portuguesa diante desta perspectiva, e propor possíveis estratégias de ensino para o aprimoramento da aprendizagem em sala de aula. A razão pela qual se resolveu efetuar esta pesquisa se originou da importância de contribuir com o ensino de língua portuguesa usando as percepções de fonética e fonológica, que atuam como ferramenta eficaz na compreensão das particularidades dos uso da linguagem humana. O trabalho iniciou-se no mês julho, a partir de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de se obter o aporte teórico propício para a execução e desenvolvimento do mesmo. Em seguida foi identificada e caracterizada a área de estudo onde se aplicou um questionário com cinco perguntas de ordem qualitativa, que dizem respeito, as compreensões básicas de fonética e fonologia. Foi constatado que a maioria dos alunos, embora tivessem noções fonológicas não sabiam diferenciar determinados usos na língua. A partir dos dados obtido nos resultados propor-se possibilidades pedagógicas de se ensinar fonética e fonologia utilizando meios lúdicos e atrativos ao alunos, tais como, a música, poemas e textos dos mais diferentes gêneros textuais, que podem servir como recurso facilitador para a entendimento de conceitos fundamentais no ensino da língua materna.