A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a
outros contextos. Desta forma, o espaço para a leitura precisa ser garantido não só na escola, mas,
também, no ambiente familiar. Observa-se a difícil tarefa que a escola tem de garantir espaço para a
leitura em sala de aula. Com base em autores como Silva (2005), Freire (2006), Cunha (1974), que
enfatizam a necessidade de se ter acesso à leitura desde os anos iniciais do Ensino Fundamental,
buscaremos discutir os fundamentos específicos para este trabalho que são: a importância da literatura
para esses alunos e a necessidade dos familiares motivarem e acompanharem os filhos para a leitura. A
pesquisa se configura em um estudo qualitativo de caráter exploratório. O sujeito da pesquisa é uma
professora da escola pública de ensino fundamental que, com seu trabalho com leitura, não tem
alcançados unicamente seus alunos, mas ido além dos portões escolares, trazendo resultados
surpreendentes, tanto dos pais quanto dos alunos. Ainda, no artigo, discutimos a importância da
leitura para o desenvolvimento infantil, bem como analisamos se essa leitura tem sido abordada nas
escolas e se ela tem ultrapassado os muros dessa instituição para contribuir com o desenvolvimento
familiar, auxiliando no convívio em comunidade. Assim, abordamos a contribuição da leitura para o
desenvolvimento do aluno e relatamos uma experiência vivenciada por uma professora da rede pública
de ensino sobre o trabalho com leitura na escola. Observou-se que a docente trabalha de forma
integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura e ainda envolve as famílias no
processo.