Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE LEITORES, PAPEL DO PROFESSOR, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45886
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2547
    "inscrito_id" => 8858
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO\r\n
      INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a\r\n
      outros contextos. Desta forma, o espaço para a leitura precisa ser garantido não só na escola, mas,\r\n
      também, no ambiente familiar. Observa-se a difícil tarefa que a escola tem de garantir espaço para a\r\n
      leitura em sala de aula. Com base em autores como Silva (2005), Freire (2006), Cunha (1974), que\r\n
      enfatizam a necessidade de se ter acesso à leitura desde os anos iniciais do Ensino Fundamental,\r\n
      buscaremos discutir os fundamentos específicos para este trabalho que são: a importância da literatura\r\n
      para esses alunos e a necessidade dos familiares motivarem e acompanharem os filhos para a leitura. A\r\n
      pesquisa se configura em um estudo qualitativo de caráter exploratório. O sujeito da pesquisa é uma\r\n
      professora da escola pública de ensino fundamental que, com seu trabalho com leitura, não tem\r\n
      alcançados unicamente seus alunos, mas ido além dos portões escolares, trazendo resultados\r\n
      surpreendentes, tanto dos pais quanto dos alunos. Ainda, no artigo, discutimos a importância da\r\n
      leitura para o desenvolvimento infantil, bem como analisamos se essa leitura tem sido abordada nas\r\n
      escolas e se ela tem ultrapassado os muros dessa instituição para contribuir com o desenvolvimento\r\n
      familiar, auxiliando no convívio em comunidade. Assim, abordamos a contribuição da leitura para o\r\n
      desenvolvimento do aluno e relatamos uma experiência vivenciada por uma professora da rede pública\r\n
      de ensino sobre o trabalho com leitura na escola. Observou-se que a docente trabalha de forma\r\n
      integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura e ainda envolve as famílias no\r\n
      processo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, PAPEL DO PROFESSOR, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8858_10092018134735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSIOLANY DA SILVA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "OSIOLANY"
    "autor_email" => "osiolanyalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45886
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2547
    "inscrito_id" => 8858
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO\r\n
      INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a\r\n
      outros contextos. Desta forma, o espaço para a leitura precisa ser garantido não só na escola, mas,\r\n
      também, no ambiente familiar. Observa-se a difícil tarefa que a escola tem de garantir espaço para a\r\n
      leitura em sala de aula. Com base em autores como Silva (2005), Freire (2006), Cunha (1974), que\r\n
      enfatizam a necessidade de se ter acesso à leitura desde os anos iniciais do Ensino Fundamental,\r\n
      buscaremos discutir os fundamentos específicos para este trabalho que são: a importância da literatura\r\n
      para esses alunos e a necessidade dos familiares motivarem e acompanharem os filhos para a leitura. A\r\n
      pesquisa se configura em um estudo qualitativo de caráter exploratório. O sujeito da pesquisa é uma\r\n
      professora da escola pública de ensino fundamental que, com seu trabalho com leitura, não tem\r\n
      alcançados unicamente seus alunos, mas ido além dos portões escolares, trazendo resultados\r\n
      surpreendentes, tanto dos pais quanto dos alunos. Ainda, no artigo, discutimos a importância da\r\n
      leitura para o desenvolvimento infantil, bem como analisamos se essa leitura tem sido abordada nas\r\n
      escolas e se ela tem ultrapassado os muros dessa instituição para contribuir com o desenvolvimento\r\n
      familiar, auxiliando no convívio em comunidade. Assim, abordamos a contribuição da leitura para o\r\n
      desenvolvimento do aluno e relatamos uma experiência vivenciada por uma professora da rede pública\r\n
      de ensino sobre o trabalho com leitura na escola. Observou-se que a docente trabalha de forma\r\n
      integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura e ainda envolve as famílias no\r\n
      processo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, PAPEL DO PROFESSOR, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8858_10092018134735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSIOLANY DA SILVA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "OSIOLANY"
    "autor_email" => "osiolanyalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a outros contextos. Desta forma, o espaço para a leitura precisa ser garantido não só na escola, mas, também, no ambiente familiar. Observa-se a difícil tarefa que a escola tem de garantir espaço para a leitura em sala de aula. Com base em autores como Silva (2005), Freire (2006), Cunha (1974), que enfatizam a necessidade de se ter acesso à leitura desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, buscaremos discutir os fundamentos específicos para este trabalho que são: a importância da literatura para esses alunos e a necessidade dos familiares motivarem e acompanharem os filhos para a leitura. A pesquisa se configura em um estudo qualitativo de caráter exploratório. O sujeito da pesquisa é uma professora da escola pública de ensino fundamental que, com seu trabalho com leitura, não tem alcançados unicamente seus alunos, mas ido além dos portões escolares, trazendo resultados surpreendentes, tanto dos pais quanto dos alunos. Ainda, no artigo, discutimos a importância da leitura para o desenvolvimento infantil, bem como analisamos se essa leitura tem sido abordada nas escolas e se ela tem ultrapassado os muros dessa instituição para contribuir com o desenvolvimento familiar, auxiliando no convívio em comunidade. Assim, abordamos a contribuição da leitura para o desenvolvimento do aluno e relatamos uma experiência vivenciada por uma professora da rede pública de ensino sobre o trabalho com leitura na escola. Observou-se que a docente trabalha de forma integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura e ainda envolve as famílias no processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.