Este artigo tem o objetivo de descrever a metodologia aplicada no estudo sobre arquitetura escolar sustentável com ênfase no desenvolvimento infantil em uma escola municipal de Mato Grosso. Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido por meio do levantamento documental, a saber, a tese de mestrado em educação, de onde se extraiu informações que subsidiaram a construção deste artigo. Sabe-se que para toda pesquisa qualitativa há que se propor a utilização de métodos e técnicas relacionadas s pesquisa na área de ciências humanas ou sociais. Assim, ao descrever a metodologia utilizada, fica notório a utilização da pesquisa-ação e da técnica de coleta de dados denominada Arco de Maguerez, ambas aplicadas na pesquisa e que oportunizaram o alcance do objetivo proposto. Destaca-se ainda a utilização dos métodos dialético, dialógico e hermenêutico que subsidiaram a construção da problematização e discussões para a coleta de dados, bem como a análise interpretativa dos dados coletados, que acrescidos da técnica de análise de conteúdo e da triangulação garantiram resultados, discussões e conclusões do estudo. O que, para a pesquisa desenvolvida, estes métodos e técnicas de pesquisa foram eficientes ao demonstrarem a influência positiva do ambiente escolar sustentável no desenvolvimento infantil.