Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PNAIC: CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA GLÓRIA NA CIDADE DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PERNAMBUCO

Palavra-chaves: PNAIC, PRÁTICA DOCENTE, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48611
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2474
    "inscrito_id" => 6093
    "titulo" => "PNAIC: CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA GLÓRIA NA CIDADE DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como objetivo compreender como o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC), contribui para a aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria da Glória na cidade de  Brejo da Madre de Deus – PE. Procurou também identificar como os professores são formados para a aplicação do programa em sala de aula e como suas práticas proporcionam aprendizagens significativas. O processo metodológico utilizado foi por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa, sendo a  pesquisa  de natureza básica. No que se refere aos objetivos, a pesquisa é descritiva. O trabalho foi fundamentado em um estudo de caso, no qual  utilizou-se alguns instrumentos de coleta de dados por meio de questionários com questões abertas e uma revisão bibliográfica aprofundada na temática do PNAIC. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que os momentos em curso foram gratificantes pelo fato das professoras terem  obtido novos conhecimentos e novos métodos de ensino,  tornando suas aulas  mais atrativas e significativas. Porém todas as profissionais afirmaram que é necessário que haja mudanças no sistema de implantação do PNAIC, como a disponibilização de material pedagógico adequado, do mesmo modo que deve-se inserir no programa, conteúdos transversais, além de maior empenho por parte dos governantes. Portanto a análise dos resultados da pesquisa permite  afirmar que o PNAIC trouxe um significante apoio para a prática docente, o que contribuiu para a aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, porém,  a pesquisa mostrou a necessidade de ajustes no programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PNAIC, PRÁTICA DOCENTE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6093_10092018122148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mcsilva305@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48611
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2474
    "inscrito_id" => 6093
    "titulo" => "PNAIC: CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA GLÓRIA NA CIDADE DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como objetivo compreender como o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC), contribui para a aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria da Glória na cidade de  Brejo da Madre de Deus – PE. Procurou também identificar como os professores são formados para a aplicação do programa em sala de aula e como suas práticas proporcionam aprendizagens significativas. O processo metodológico utilizado foi por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa, sendo a  pesquisa  de natureza básica. No que se refere aos objetivos, a pesquisa é descritiva. O trabalho foi fundamentado em um estudo de caso, no qual  utilizou-se alguns instrumentos de coleta de dados por meio de questionários com questões abertas e uma revisão bibliográfica aprofundada na temática do PNAIC. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que os momentos em curso foram gratificantes pelo fato das professoras terem  obtido novos conhecimentos e novos métodos de ensino,  tornando suas aulas  mais atrativas e significativas. Porém todas as profissionais afirmaram que é necessário que haja mudanças no sistema de implantação do PNAIC, como a disponibilização de material pedagógico adequado, do mesmo modo que deve-se inserir no programa, conteúdos transversais, além de maior empenho por parte dos governantes. Portanto a análise dos resultados da pesquisa permite  afirmar que o PNAIC trouxe um significante apoio para a prática docente, o que contribuiu para a aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, porém,  a pesquisa mostrou a necessidade de ajustes no programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PNAIC, PRÁTICA DOCENTE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6093_10092018122148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mcsilva305@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender como o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC), contribui para a aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria da Glória na cidade de Brejo da Madre de Deus – PE. Procurou também identificar como os professores são formados para a aplicação do programa em sala de aula e como suas práticas proporcionam aprendizagens significativas. O processo metodológico utilizado foi por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa, sendo a pesquisa de natureza básica. No que se refere aos objetivos, a pesquisa é descritiva. O trabalho foi fundamentado em um estudo de caso, no qual utilizou-se alguns instrumentos de coleta de dados por meio de questionários com questões abertas e uma revisão bibliográfica aprofundada na temática do PNAIC. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que os momentos em curso foram gratificantes pelo fato das professoras terem obtido novos conhecimentos e novos métodos de ensino, tornando suas aulas mais atrativas e significativas. Porém todas as profissionais afirmaram que é necessário que haja mudanças no sistema de implantação do PNAIC, como a disponibilização de material pedagógico adequado, do mesmo modo que deve-se inserir no programa, conteúdos transversais, além de maior empenho por parte dos governantes. Portanto a análise dos resultados da pesquisa permite afirmar que o PNAIC trouxe um significante apoio para a prática docente, o que contribuiu para a aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, porém, a pesquisa mostrou a necessidade de ajustes no programa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.