Essa pesquisa teve como objetivo compreender como o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC), contribui para a aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria da Glória na cidade de Brejo da Madre de Deus – PE. Procurou também identificar como os professores são formados para a aplicação do programa em sala de aula e como suas práticas proporcionam aprendizagens significativas. O processo metodológico utilizado foi por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa, sendo a pesquisa de natureza básica. No que se refere aos objetivos, a pesquisa é descritiva. O trabalho foi fundamentado em um estudo de caso, no qual utilizou-se alguns instrumentos de coleta de dados por meio de questionários com questões abertas e uma revisão bibliográfica aprofundada na temática do PNAIC. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que os momentos em curso foram gratificantes pelo fato das professoras terem obtido novos conhecimentos e novos métodos de ensino, tornando suas aulas mais atrativas e significativas. Porém todas as profissionais afirmaram que é necessário que haja mudanças no sistema de implantação do PNAIC, como a disponibilização de material pedagógico adequado, do mesmo modo que deve-se inserir no programa, conteúdos transversais, além de maior empenho por parte dos governantes. Portanto a análise dos resultados da pesquisa permite afirmar que o PNAIC trouxe um significante apoio para a prática docente, o que contribuiu para a aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, porém, a pesquisa mostrou a necessidade de ajustes no programa.