Inserido no campo de investigação Ensino de Matemática, o presente trabalho traz uma reflexão sobre as potencialidades e dificuldades do uso do Tangram associado a metodologia de resolução de problemas. Tendo como objetivo investigar a partir de experiências de professores como esse jogo é utilizado nos ambientes escolares, identificando as possibilidades e limitações do Tangram quando associado a resolução de problemas. A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva foi realizada a partir de uma entrevista com professores dos mais variados segmentos da educação, do ensino infantil ao ensino superior. Dispomos o presente artigo de modo a corroborar com os pontos essenciais da questão abordada, onde enfatizamos as potencialidades do Tangram, a importância da metodologia da resolução de problemas num contexto universal, e em seguida, a análise dos dados, evidenciando os principais aspectos encontrados, ressaltando as condições nas quais se encontra a natureza da pesquisa. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores reconhecem as possibilidades do uso do Tangram e que este associado a resolução de problemas pode favorecer a motivação dos alunos, a compreensão de conceitos matemáticos, o desenvolvimento da autonomia, da criatividade; apontam como desafios: a necessidade de se terem objetivos claros e metodologia adequada e a falta de formação dos professores que impede o desenvolvimentos de experiências exitosas nas aulas de Matemática.