Uma educação transformadora, que promova o entendimento da realidade social e possibilite sua transformação, como a defendida por Paulo Freire, implica em uma contextualização para desenvolvimento de práticas pedagógicas repletas de significado, fortemente vinculada à problematização de situações reais e contraditórias de diferentes contextos. Para trabalhar os conceitos da termoquímica, dentro desta proposta, foi promovido um debate sobre diferentes fontes de energia e seus impactos e desafios no que concerne as demandas de energia, tecnologia, sustentabilidade ambiental, disponibilidade dos recursos e impactos sociais. O desempenho no debate foi avaliado por uma banca de cinco professores através de notas e pela plateia através de voto. Após o debate foi proposto uma questão problema, contextualizando a atual crise do desabastecimento, em que um personagem fictício se mostrou estimulado a abrir mão do uso da gasolina, tendo que optar entre as opções: diesel, etanol ou GNV. A variação das notas dos professores indica o caráter subjetivo do ato de avaliar, que somado a não concordância com o ranqueamento dos desempenhos perante percepção da plateia votante, demonstra a necessária contextualização para que se estabeleça critérios para tomada de decisão. A solução da questão problema demonstrou que mais de uma resposta é possível a depender da definição e relevância dos fatores considerados do contexto. A proposta foi bem aceita pelos alunos conforme externada por produção escrita e considera-se que contribuiu para o desenvolvimento de atitudes e valores para formação de um cidadão crítico em uma perspectiva da compreensão e transformação da realidade social.