Investiga-se sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE a partir das políticas que embasam as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação - SEMED até a sua implementação no município de São Luís – MA. Realiza-se uma reflexão acerca dos dados fornecidos pela SEMED com o objetivo de conhecer as ações formativas e a implementação desenvolvidas pela SEMED junto às escolas em relação ao Atendimento Educacional Especializado. Utiliza-se como aporte teórico-metodológico autores como: FONSECA (1995), GIL (2008), MINAYO (2002), PESSOTI (2012), dentre outros e para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada utilizada com a Superintendente da Educação Especial. Tais autores subsidiam a fundamentação da pesquisa bibliográfica e a de campo realizada na SEMED, os quais permitem interpretar a realidade educacional existe nas salas de recursos e núcleos especializados, relacionando às políticas que surgem como um suporte. Como resultados, a pesquisa aponta que a SEMED apresenta em sua ação primária a preocupação com a formação continuada dos professores do AEE e do ensino regular, proporcionando cursos de formação continuada, que habilitam estes professores a trabalhar com alunos com necessidades educacionais especializadas.