Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: REALIDADE EM ESCOLAS DE CAICÓ/RN.

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, GEOGRAFIA, CONTEÚDOS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46806
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2701
    "inscrito_id" => 4684
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: REALIDADE EM ESCOLAS DE CAICÓ/RN."
    "resumo" => "No decorrer da História muitas foram as transformações que ocorreram no setor educacional brasileiro, mas pode-se inferir que essas se intensificaram a partir da Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos com a LDB9394/96. Nesse contexto, insere-se o Ensino Médio que deixa de ter um caráter de preparação para ingresso nas universidades e passa a se caracterizar como última etapa da educação básica cujo objetivo é promover a formação cidadã dos educandos, preparação para o trabalho e prosseguimento em outros níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é identificar os conteúdos de Geografia trabalhados no Ensino Médio em escolas públicas e privadas do município de Caicó/RN, e dentre estes quais os discentes apresentam maiores dificuldades de compreensão. Metodologicamente, este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada com os professores de Geografia das instituições de ensino, além de visitas em diferentes momentos a essas instituições educativas. Os resultados indicam que o quadro docente é formado por licenciados em Geografia, alguns com mais de 20 anos de experiência em sala de aula e especialistas. Além disso, constatou-se que os conteúdos trabalhados se inserem nas propostas e propósitos educacionais de cada escola e que praticamente não existe planejamento, ou seja, os docentes seguem os sumários dos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, GEOGRAFIA, CONTEÚDOS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4684_10092018161059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DJANNÍ MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "DJANNÍ MARTINHO"
    "autor_email" => "djannigeo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46806
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2701
    "inscrito_id" => 4684
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: REALIDADE EM ESCOLAS DE CAICÓ/RN."
    "resumo" => "No decorrer da História muitas foram as transformações que ocorreram no setor educacional brasileiro, mas pode-se inferir que essas se intensificaram a partir da Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos com a LDB9394/96. Nesse contexto, insere-se o Ensino Médio que deixa de ter um caráter de preparação para ingresso nas universidades e passa a se caracterizar como última etapa da educação básica cujo objetivo é promover a formação cidadã dos educandos, preparação para o trabalho e prosseguimento em outros níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é identificar os conteúdos de Geografia trabalhados no Ensino Médio em escolas públicas e privadas do município de Caicó/RN, e dentre estes quais os discentes apresentam maiores dificuldades de compreensão. Metodologicamente, este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada com os professores de Geografia das instituições de ensino, além de visitas em diferentes momentos a essas instituições educativas. Os resultados indicam que o quadro docente é formado por licenciados em Geografia, alguns com mais de 20 anos de experiência em sala de aula e especialistas. Além disso, constatou-se que os conteúdos trabalhados se inserem nas propostas e propósitos educacionais de cada escola e que praticamente não existe planejamento, ou seja, os docentes seguem os sumários dos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, GEOGRAFIA, CONTEÚDOS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4684_10092018161059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DJANNÍ MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "DJANNÍ MARTINHO"
    "autor_email" => "djannigeo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No decorrer da História muitas foram as transformações que ocorreram no setor educacional brasileiro, mas pode-se inferir que essas se intensificaram a partir da Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos com a LDB9394/96. Nesse contexto, insere-se o Ensino Médio que deixa de ter um caráter de preparação para ingresso nas universidades e passa a se caracterizar como última etapa da educação básica cujo objetivo é promover a formação cidadã dos educandos, preparação para o trabalho e prosseguimento em outros níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é identificar os conteúdos de Geografia trabalhados no Ensino Médio em escolas públicas e privadas do município de Caicó/RN, e dentre estes quais os discentes apresentam maiores dificuldades de compreensão. Metodologicamente, este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada com os professores de Geografia das instituições de ensino, além de visitas em diferentes momentos a essas instituições educativas. Os resultados indicam que o quadro docente é formado por licenciados em Geografia, alguns com mais de 20 anos de experiência em sala de aula e especialistas. Além disso, constatou-se que os conteúdos trabalhados se inserem nas propostas e propósitos educacionais de cada escola e que praticamente não existe planejamento, ou seja, os docentes seguem os sumários dos livros didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.