No decorrer da História muitas foram as transformações que ocorreram no setor educacional brasileiro, mas pode-se inferir que essas se intensificaram a partir da Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos com a LDB9394/96. Nesse contexto, insere-se o Ensino Médio que deixa de ter um caráter de preparação para ingresso nas universidades e passa a se caracterizar como última etapa da educação básica cujo objetivo é promover a formação cidadã dos educandos, preparação para o trabalho e prosseguimento em outros níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é identificar os conteúdos de Geografia trabalhados no Ensino Médio em escolas públicas e privadas do município de Caicó/RN, e dentre estes quais os discentes apresentam maiores dificuldades de compreensão. Metodologicamente, este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada com os professores de Geografia das instituições de ensino, além de visitas em diferentes momentos a essas instituições educativas. Os resultados indicam que o quadro docente é formado por licenciados em Geografia, alguns com mais de 20 anos de experiência em sala de aula e especialistas. Além disso, constatou-se que os conteúdos trabalhados se inserem nas propostas e propósitos educacionais de cada escola e que praticamente não existe planejamento, ou seja, os docentes seguem os sumários dos livros didáticos.