A narrativa digital possui o potencial de facilitar a construção do aprofundamento teórico, de dar sentido aos conhecimentos e propiciar o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação. Possibilita assim, a participação ativa e reflexiva dos educandos envolvidos na construção de conhecimento. Na graduação em Pedagogia, ainda é uma experiência relativamente recente a utilização de metodologias ativas com a aplicação das TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação), possuindo ainda poucos estudos acadêmicos relativos à esta área de pesquisa e análise dos seus resultados práticos na formação dos futuros pedagogos. Na formação do curso de Pedagogia percebemos uma enorme fragilidade advindas dos níveis básicos da educação dos educandos no que se refere especificamente com a disciplina de História, ocasionando numa certa resistência e dificuldade com o entendimento e apropriação dos conteúdos da disciplina obrigatória. Desta forma, surge a necessidade de aproximá-los da bibliografia da área, e promover a discussão sobre a relevância desse conteúdo para sua formação e atuação profissional. O objetivo do artigo é analisar as narrativas digitais produzidas pelos alunos do primeiro semestre de Pedagogia como ferramenta pedagógica facilitadora, visando despertar o interesse pela disciplina de História da Educação, e assim melhorar os resultados obtidos na participação, aprendizagem e aprofundamento teórico dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva preliminar, com duas turmas de primeiro semestre de Pedagogia A análise da narrativa revelou que o uso de diferentes linguagens, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e competências, o estímulo à criatividade e a reflexão dos mesmos nesse processo ensino – aprendizagem.