JOGOS MATEMÁTICOS: UM POTENCIAL LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47715 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 478 "inscrito_id" => 5235 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS: UM POTENCIAL LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS" "resumo" => "A forma que a educação brasileira se encontra, tem contribuído para que crianças e jovens tenham desinteresse pela aula de Matemática, pois muitos professores desenvolvem aulas de forma tradicional sem estimular o interesse e aprendizagem dos mesmos. O jogo matemático é uma estratégia que permite estimular os educandos a participarem das aulas, redescobrirem a Matemática e se tornarem ativos na construção do seu próprio conhecimento. É necessário que os professores busquem sempre metodologias que permitam o interesse e o envolvimento da turma, tornando a Matemática prazerosa e, contudo, a aprendizagem dos mesmos. O uso dos jogos nos conteúdos da Matemática permite que o professor seja um agente observador, orientador, mediador, incentivador da aprendizagem, ou seja, ele deixa de ser um comunicador de conhecimento e passa a ser problematizador, ajudando os mesmos a construírem seu conhecimento. Com isso, este estudo terá como base observar a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem dos educandos e como inserir os jogos nos conteúdos matemáticos promovendo o envolvimento da turma, ou seja, relacionar a teoria à prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, EDUCAÇÃO, JOGO, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5235_05082018160034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYA DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "SAMYA LIMA" "autor_email" => "samyasol@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47715 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 478 "inscrito_id" => 5235 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS: UM POTENCIAL LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS" "resumo" => "A forma que a educação brasileira se encontra, tem contribuído para que crianças e jovens tenham desinteresse pela aula de Matemática, pois muitos professores desenvolvem aulas de forma tradicional sem estimular o interesse e aprendizagem dos mesmos. O jogo matemático é uma estratégia que permite estimular os educandos a participarem das aulas, redescobrirem a Matemática e se tornarem ativos na construção do seu próprio conhecimento. É necessário que os professores busquem sempre metodologias que permitam o interesse e o envolvimento da turma, tornando a Matemática prazerosa e, contudo, a aprendizagem dos mesmos. O uso dos jogos nos conteúdos da Matemática permite que o professor seja um agente observador, orientador, mediador, incentivador da aprendizagem, ou seja, ele deixa de ser um comunicador de conhecimento e passa a ser problematizador, ajudando os mesmos a construírem seu conhecimento. Com isso, este estudo terá como base observar a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem dos educandos e como inserir os jogos nos conteúdos matemáticos promovendo o envolvimento da turma, ou seja, relacionar a teoria à prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, EDUCAÇÃO, JOGO, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5235_05082018160034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYA DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "SAMYA LIMA" "autor_email" => "samyasol@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }