A forma que a educação brasileira se encontra, tem contribuído para que crianças e jovens tenham desinteresse pela aula de Matemática, pois muitos professores desenvolvem aulas de forma tradicional sem estimular o interesse e aprendizagem dos mesmos. O jogo matemático é uma estratégia que permite estimular os educandos a participarem das aulas, redescobrirem a Matemática e se tornarem ativos na construção do seu próprio conhecimento. É necessário que os professores busquem sempre metodologias que permitam o interesse e o envolvimento da turma, tornando a Matemática prazerosa e, contudo, a aprendizagem dos mesmos. O uso dos jogos nos conteúdos da Matemática permite que o professor seja um agente observador, orientador, mediador, incentivador da aprendizagem, ou seja, ele deixa de ser um comunicador de conhecimento e passa a ser problematizador, ajudando os mesmos a construírem seu conhecimento. Com isso, este estudo terá como base observar a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem dos educandos e como inserir os jogos nos conteúdos matemáticos promovendo o envolvimento da turma, ou seja, relacionar a teoria à prática.