Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMAS TRANSVERSAIS E FAMÍLIA: COMO A ESCOLA ARTICULA AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS

Palavra-chaves: ESCOLA, TEMAS TRANSVERSAIS, RELIGIÃO, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49080
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3034
    "inscrito_id" => 10331
    "titulo" => "TEMAS TRANSVERSAIS E FAMÍLIA: COMO A ESCOLA ARTICULA AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo principal discutir o papel da escola na articulação de temas transversais relacionados a questões sociais, como religião e sexualidade, tendo em vista o medo e as preocupações da família com relação à exposição de crianças e adolescentes aos debates que podem ser considerados inadequados para essa faixa etária. A abordagem metodológica deu-se através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentando a importância do trabalho de temas transversais na escola. Além disso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa, por meio de questionário, com 272 pais de alunos em idade escolar, no intuito de procurar compreender como as famílias pensam e reagem diante do cenário atual e de uma possível abordagem de temas transversais pela escola. Concluiu-se que os temas abordados nessa pesquisa trazem muita polêmica na sociedade e têm estado bastante evidentes na mídia. Ademais, a maioria dos pais acredita que religião e sexualidade devem ser exclusivamente discutidos pela família e que não há plena confiança no trabalho da escola sobre esses temas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, TEMAS TRANSVERSAIS, RELIGIÃO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID10331_10092018221231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DA SILVA FERREIRA ARANTES"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA ARANTES"
    "autor_email" => "sheila@csaber.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49080
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3034
    "inscrito_id" => 10331
    "titulo" => "TEMAS TRANSVERSAIS E FAMÍLIA: COMO A ESCOLA ARTICULA AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo principal discutir o papel da escola na articulação de temas transversais relacionados a questões sociais, como religião e sexualidade, tendo em vista o medo e as preocupações da família com relação à exposição de crianças e adolescentes aos debates que podem ser considerados inadequados para essa faixa etária. A abordagem metodológica deu-se através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentando a importância do trabalho de temas transversais na escola. Além disso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa, por meio de questionário, com 272 pais de alunos em idade escolar, no intuito de procurar compreender como as famílias pensam e reagem diante do cenário atual e de uma possível abordagem de temas transversais pela escola. Concluiu-se que os temas abordados nessa pesquisa trazem muita polêmica na sociedade e têm estado bastante evidentes na mídia. Ademais, a maioria dos pais acredita que religião e sexualidade devem ser exclusivamente discutidos pela família e que não há plena confiança no trabalho da escola sobre esses temas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, TEMAS TRANSVERSAIS, RELIGIÃO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID10331_10092018221231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DA SILVA FERREIRA ARANTES"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA ARANTES"
    "autor_email" => "sheila@csaber.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal discutir o papel da escola na articulação de temas transversais relacionados a questões sociais, como religião e sexualidade, tendo em vista o medo e as preocupações da família com relação à exposição de crianças e adolescentes aos debates que podem ser considerados inadequados para essa faixa etária. A abordagem metodológica deu-se através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentando a importância do trabalho de temas transversais na escola. Além disso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa, por meio de questionário, com 272 pais de alunos em idade escolar, no intuito de procurar compreender como as famílias pensam e reagem diante do cenário atual e de uma possível abordagem de temas transversais pela escola. Concluiu-se que os temas abordados nessa pesquisa trazem muita polêmica na sociedade e têm estado bastante evidentes na mídia. Ademais, a maioria dos pais acredita que religião e sexualidade devem ser exclusivamente discutidos pela família e que não há plena confiança no trabalho da escola sobre esses temas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.