Este artigo foi construído a partir do estudo realizado com o objetivo de comparar o método tradicional de ensino e o método da problematização para o alcance do perfil médico previsto nas Diretrizes Curriculares Nacional Brasileira. Para a comparação foram selecionadas as teorias de aprendizagem comportamental de Skiner, significativa de Ausubel e da descoberta de Brüner. Foi aplicado o método comparativo de Veloso e Pedró (1991) seguindo os seus quatro passos: descrição, explicação, justaposição e comparação. As comparações aconteceram a partir dos indicadores escola/currículo, aluno, professor e ensino, com análise hermenêutica. Os resultados apontaram que as teorias cognitivas estão mais próximas à proposta prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais quanto ao perfil médico da atualidade. Isto porque fica denotado uma proposta pedagógica flexível, que valoriza o prévio conhecimento do aluno; integra a teoria à prática, promove uma educação crítica com possibilidades da construção do conhecimento com a problematização, e, permite a formação integral do futuro profissional médico dotado de habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho.