A inovação educativa tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos estudantes a partir da sistematização dos registros, utilizando o Diário de Anotações Científicas como instrumento de acompanhamento da evolução dos projetos do Núcleo de Aprofundamento de Estudos (NAE) e como ferramenta de avaliação da aprendizagem desses estudantes do Colégio Nossa Senhora das Neves. A pesquisa qualitativa define a metodologia para desenvolver a estratégia do Diário de Anotações Científicas que foi aplicada a um grupo de estudantes da 2ª série do ensino médio dessa instituição e busca solucionar o problema da inexistência de um instrumento que possibilite a sistematização dos registros do desenvolvimento do projeto de pesquisa dos estudantes do NAE, favorecendo o feedback, a avaliação formativa e a autoavaliação desses estudantes. Os resultados apontam que o uso Diário de Anotações Científicas, possibilitou a sistematização dos registros, a percepção dos avanços e retrocessos dos estudantes durante o percurso do projeto de pesquisa desenvolvidos por eles no NAE e a análise dos pontos de evolução e estagnação das aprendizagens. Favorecendo assim, por meio dos registros sistematizados, o feedback, avaliação e autoavaliação do desempenho dos sujeitos e dos projetos de pesquisa do NAE.
Palavras chaves: diário, sistematização de registros e avaliação.