Esse artigo tem como objetivo discutir concepções da leitura no processo inicial da escolarização e as contribuições dos(as) educadores(as) e dos pais ou responsáveis nesse processo. Com isto, evidenciamos a importância da leitura, visto que a mesma assume um papel importante no processo do ensino e aprendizagem, levando em consideração que o ato de ler vai além de decifrar códigos, letras, sílabas ou até mesmo palavras, apesar que o processo da leitura se inicia a partir desse caminho de construção do leitor, no entanto a leitura acontece a partir de atividades que envolvam a percepção, a imaginação e a criatividade da criança. Para tanto, realizamos um trabalho que se estrutura por meio de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfica, realizada por meio de livros, artigos científicos e textos eletrônicos que subsidiaram as reflexões necessárias para o levantamento de informações através do aporte teórico, permitindo o aprofundamento das discussões. Neste diálogo, utilizamos vários autores que levantam problematizações sobre a concepção de leitura e do ato de ler. Os resultados indicam que os primeiros passos para a leitura se dão através do relacionamento com o outro, interação e o contato com objetos e símbolos que nos rodeiam. Portanto, o incentivo da leitura em seu processo inicial desenvolve a oralidade, linguagem, vocabulário, entre outras questões.