A história tem nos provado que a sociedade se configura a cada década, as
transformações são intensas e diversificadas, que personifica o perfil de cada geração (cada um
no seu quadrado), ou seja, a contemporaneidade está presente em todas as gerações, de modo
que a evolução tecnológica as caracterize em seu próprio contexto. Pensando nessa perspectiva,
buscamos estudos que contemplassem novos métodos de ensino que despertasse o interesse,
motivação e participação ativa do aluno no ambiente educacional, fortalecendo seu
desenvolvimento cognitivo e intelectual no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional.
Deste modo, os estudos foram centrados nas metodologias ativas: “Aprendizagem Baseada em
Projetos” e “Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais”, essa nova concepção metodológica
centraliza o aluno como o protagonista eminente da própria aprendizagem. Pode-se considerar
com base neste projeto a sua relevância para o progresso educacional dos alunos participantes,
oportunizando a formação crítica e reflexiva do estudante, como otimizando a prática
pedagógica, trazendo a participação coletiva democrática como requisito fundamental para uma
aprendizagem significativa, que visa por meio da reflexão, e do compartilhamento de
conhecimento, uma formação do indivíduo como um ser que se forma à medida que se relaciona
e se apropria da realidade humana.