Atualmente, os profissionais enfrentam dificuldades em relação ao acesso à formação continuada, dessa forma a Educação a Distância (EAD), constitui uma estratégia para a educação permanente frente às novas tecnologias e como uma inovação pedagógica na educação, permitindo o desenvolvimento de ferramentas de gestão e treinamento. A Educação a Distância via Internet (EADI) nasceu como uma possibilidade para a capacitação de colaboradores nas organizações (SALAS et al, 2002; ROSENBERG, 2002). Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as metodologias e ferramentas de EAD podem contribuir para os treinamentos e capacitações dos colaboradores técnico-administrativos em uma Instituição de Ensino Superior privada. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, aplicada e quanto a definição dos objetivos configura-se como descritiva. Será realizada no IES junto aos técnicos administrativos e no turno respectivo de trabalho do funcionário. É uma IES privada que oferece cursos tecnológicos, bacharelados, licenciaturas e cursos de pós-graduação na modalidade lato sensu. Localiza-se na cidade de Timon -MA, e atua no mercado educacional há 13 anos, possuindo raio de abrangência de caráter regional. Possuí 103 funcionários, distribuídos em: 82 professores, 10 técnicos administrativos, 06 funcionários de nível elementar e 05 diretores. Pode-se inferir preliminarmente que a educação a distância potencializa a formação continuada, especialmente em função das especificidades de instituições privadas, onde o tempo é um fator que favorece esta modalidade de ensino. Além da possibilidade de redução de custos, com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem onde são utilizadas ferramentas síncronas e assíncronas.