O Brasil é o segundo maior produtor de plantas biotecnologicamente modificadas no mundo. Apesar dos calorosos debates travados nas mais diversas esferas, constata-se que a maioria das pessoas não é capaz de expressar julgamentos de valor científico quanto aos transgênicos. Nesse contexto e dada a importância sociocultural do tema, este trabalho avaliou o impacto de uma intervenção pedagógica quanto às concepções de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Jaboatão (Pernambuco) sobre Genética e transgênicos. A estratégia pedagógica consistiu na realização de um experimento de extração de DNA, exibição de palestra sobre o tema, execução de um jogo didático e posterior discussão e socialização dos conhecimentos. A avaliação consistiu na aplicação de um questionário, antes e depois das atividades. No geral, a maioria dos participantes passaram a gostar mais de Genética e a reconhecer a importância dela em suas vidas. Além disso, foram mais capazes de interagir seus conhecimentos e a estabelecer relações entre DNA, transgênicos e alimentos. Portanto, acreditamos que a intervenção pedagógica foi satisfatória na aquisição de novos conhecimentos, comportamentos e atitudes pelos estudantes. Sugerimos que assuntos relacionados à Genética e à Biotecnologia, a exemplo dos transgênicos, sejam mais trabalhados no Ensino Fundamental, a fim de formar desde cedo cidadãos capazes de emitir opiniões e fazer julgamentos baseados em critérios científicos, com impacto positivo direto em nossa sociedade.