Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO, APRENDIZAGEM, RRESIGNIFICAÇÃO, RRESIGNIFICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47454
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1533
    "inscrito_id" => 3761
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE."
    "resumo" => "O intuito deste artigo é refletir a cerca da formação contínua dos professores, trazendo discursões sobre o atual contexto que necessita passar por mudanças, a fim de preparar profissionais para além do ato de educar. É necessário possibilitar um ensino voltado para a realidade do aluno, que ultrapasse os muros da escola. O objetivo do artigo é coletar dados a cerca da formação de professores tendo em vista a importância da mesma para o processo ensino e aprendizagem e crescimento profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários, aonde foi possível observar que (70%) dos profissionais possuíam formação em pedagogia, (28%) estava cursando e (2%) não possui graduação somente experiência em sala de aula. Foi possível verificar que os professores que participam de formação continuada possuem segurança ao falar e não apresentam dificuldades para expor sua experiência, em contra partida aqueles que estão acomodados continuam com práticas arcaicas, apresentam insegurança quanto às respostas e resistência ao novo. É preciso destacar também que os profissionais que ainda estão na graduação mesmo já atuando, não se sentem preparados para a prática e sinalizam que a academia é falha nesse aspecto, por não proporcionar situações reais aonde a teoria seja aplicada. Enquanto aos que não possuem formação foi observado que a valorização demasiada da prática impede-os de buscar o conhecimento, por considerarem que somente a experiência garantirá um ensino eficiente. Entende-se que a formação continuada é urgente e necessária para resignificação docente tendo em vista uma práxis transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO, APRENDIZAGEM, RRESIGNIFICAÇÃO, RRESIGNIFICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3761_06092018203830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MICAELE ESMERALDA SOBREIRA DE SA"
    "autor_nome_curto" => "MICAELE SÁ"
    "autor_email" => "micaele_sa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA UNIJÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47454
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1533
    "inscrito_id" => 3761
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE."
    "resumo" => "O intuito deste artigo é refletir a cerca da formação contínua dos professores, trazendo discursões sobre o atual contexto que necessita passar por mudanças, a fim de preparar profissionais para além do ato de educar. É necessário possibilitar um ensino voltado para a realidade do aluno, que ultrapasse os muros da escola. O objetivo do artigo é coletar dados a cerca da formação de professores tendo em vista a importância da mesma para o processo ensino e aprendizagem e crescimento profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários, aonde foi possível observar que (70%) dos profissionais possuíam formação em pedagogia, (28%) estava cursando e (2%) não possui graduação somente experiência em sala de aula. Foi possível verificar que os professores que participam de formação continuada possuem segurança ao falar e não apresentam dificuldades para expor sua experiência, em contra partida aqueles que estão acomodados continuam com práticas arcaicas, apresentam insegurança quanto às respostas e resistência ao novo. É preciso destacar também que os profissionais que ainda estão na graduação mesmo já atuando, não se sentem preparados para a prática e sinalizam que a academia é falha nesse aspecto, por não proporcionar situações reais aonde a teoria seja aplicada. Enquanto aos que não possuem formação foi observado que a valorização demasiada da prática impede-os de buscar o conhecimento, por considerarem que somente a experiência garantirá um ensino eficiente. Entende-se que a formação continuada é urgente e necessária para resignificação docente tendo em vista uma práxis transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO, APRENDIZAGEM, RRESIGNIFICAÇÃO, RRESIGNIFICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3761_06092018203830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MICAELE ESMERALDA SOBREIRA DE SA"
    "autor_nome_curto" => "MICAELE SÁ"
    "autor_email" => "micaele_sa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA UNIJÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O intuito deste artigo é refletir a cerca da formação contínua dos professores, trazendo discursões sobre o atual contexto que necessita passar por mudanças, a fim de preparar profissionais para além do ato de educar. É necessário possibilitar um ensino voltado para a realidade do aluno, que ultrapasse os muros da escola. O objetivo do artigo é coletar dados a cerca da formação de professores tendo em vista a importância da mesma para o processo ensino e aprendizagem e crescimento profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários, aonde foi possível observar que (70%) dos profissionais possuíam formação em pedagogia, (28%) estava cursando e (2%) não possui graduação somente experiência em sala de aula. Foi possível verificar que os professores que participam de formação continuada possuem segurança ao falar e não apresentam dificuldades para expor sua experiência, em contra partida aqueles que estão acomodados continuam com práticas arcaicas, apresentam insegurança quanto às respostas e resistência ao novo. É preciso destacar também que os profissionais que ainda estão na graduação mesmo já atuando, não se sentem preparados para a prática e sinalizam que a academia é falha nesse aspecto, por não proporcionar situações reais aonde a teoria seja aplicada. Enquanto aos que não possuem formação foi observado que a valorização demasiada da prática impede-os de buscar o conhecimento, por considerarem que somente a experiência garantirá um ensino eficiente. Entende-se que a formação continuada é urgente e necessária para resignificação docente tendo em vista uma práxis transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.