O intuito deste artigo é refletir a cerca da formação contínua dos professores, trazendo discursões sobre o atual contexto que necessita passar por mudanças, a fim de preparar profissionais para além do ato de educar. É necessário possibilitar um ensino voltado para a realidade do aluno, que ultrapasse os muros da escola. O objetivo do artigo é coletar dados a cerca da formação de professores tendo em vista a importância da mesma para o processo ensino e aprendizagem e crescimento profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários, aonde foi possível observar que (70%) dos profissionais possuíam formação em pedagogia, (28%) estava cursando e (2%) não possui graduação somente experiência em sala de aula. Foi possível verificar que os professores que participam de formação continuada possuem segurança ao falar e não apresentam dificuldades para expor sua experiência, em contra partida aqueles que estão acomodados continuam com práticas arcaicas, apresentam insegurança quanto às respostas e resistência ao novo. É preciso destacar também que os profissionais que ainda estão na graduação mesmo já atuando, não se sentem preparados para a prática e sinalizam que a academia é falha nesse aspecto, por não proporcionar situações reais aonde a teoria seja aplicada. Enquanto aos que não possuem formação foi observado que a valorização demasiada da prática impede-os de buscar o conhecimento, por considerarem que somente a experiência garantirá um ensino eficiente. Entende-se que a formação continuada é urgente e necessária para resignificação docente tendo em vista uma práxis transformadora.