CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM – FAEN, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46741 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 6145 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM – FAEN, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "resumo" => "Foi desenvolvido um estudo sobre como se efetiva o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores da Faculdade de Enfermagem/UERN tendo como premissa as concepções alternativas estudadas. Um questionário foi aplicado aos professores da FAEN/UERN. Com as respostas foi criada uma tabela com o quantitativo de respostas para cada pergunta. Fez-se uma relação entre as respostas e as concepções configurando o perfil dos professores. Preocupar-se com a natureza do processo de aprendizagem está inserido no Ensino por Mudança Conceitual. Buscar suporte teórico para o ensino relaciona a concepção de Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols. O uso de práticas relacionadas à teoria aproxima os professores da aprendizagem por Descoberta de Bruner. Aplicar formas de recuperação de notas e contextualizar seu conteúdo estabelece relação com o Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols.. Buscar conhecimentos prévios dos alunos antes de passar um conteúdo (teoria de Ausubel e cols.). Utilização de estratégias metacognitivas relaciona-se com o Ensino por Mudança Conceitual. Preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do aluno, utilização da interdisciplinaridade nos conteúdos ministrados e a preocupação com a utilidade prática daquilo que o professor ensina comunga com o Ensino Por Pesquisa de Cachapuz & cols.. Portanto, bom é escolher, numa teoria, o que é mais necessário na aprendizagem. Os processos são dinâmicos e progridem com os estudos. O que foi feito antes funciona como conhecimento prévio para as novas posturas professor – aluno no processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID6145_08092018102425.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENAIDE GOMES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "HELENAIDE" "autor_email" => "helenaidep@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46741 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 6145 "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM – FAEN, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "resumo" => "Foi desenvolvido um estudo sobre como se efetiva o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores da Faculdade de Enfermagem/UERN tendo como premissa as concepções alternativas estudadas. Um questionário foi aplicado aos professores da FAEN/UERN. Com as respostas foi criada uma tabela com o quantitativo de respostas para cada pergunta. Fez-se uma relação entre as respostas e as concepções configurando o perfil dos professores. Preocupar-se com a natureza do processo de aprendizagem está inserido no Ensino por Mudança Conceitual. Buscar suporte teórico para o ensino relaciona a concepção de Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols. O uso de práticas relacionadas à teoria aproxima os professores da aprendizagem por Descoberta de Bruner. Aplicar formas de recuperação de notas e contextualizar seu conteúdo estabelece relação com o Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols.. Buscar conhecimentos prévios dos alunos antes de passar um conteúdo (teoria de Ausubel e cols.). Utilização de estratégias metacognitivas relaciona-se com o Ensino por Mudança Conceitual. Preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do aluno, utilização da interdisciplinaridade nos conteúdos ministrados e a preocupação com a utilidade prática daquilo que o professor ensina comunga com o Ensino Por Pesquisa de Cachapuz & cols.. Portanto, bom é escolher, numa teoria, o que é mais necessário na aprendizagem. Os processos são dinâmicos e progridem com os estudos. O que foi feito antes funciona como conhecimento prévio para as novas posturas professor – aluno no processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID6145_08092018102425.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENAIDE GOMES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "HELENAIDE" "autor_email" => "helenaidep@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }