Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM – FAEN, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46741
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1708
    "inscrito_id" => 6145
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM – FAEN, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "resumo" => "Foi desenvolvido um estudo sobre como se efetiva o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores da Faculdade de Enfermagem/UERN tendo como premissa as concepções alternativas estudadas. Um questionário foi aplicado aos professores da FAEN/UERN. Com as respostas foi criada uma tabela com o quantitativo de respostas para cada pergunta. Fez-se uma relação entre as respostas e as concepções configurando o perfil dos professores. Preocupar-se com a natureza do processo de aprendizagem está inserido no Ensino por Mudança Conceitual. Buscar suporte teórico para o ensino relaciona a concepção de Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols. O uso de práticas relacionadas à teoria aproxima os professores da aprendizagem por Descoberta de Bruner. Aplicar formas de recuperação de notas e contextualizar seu conteúdo estabelece relação com o Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols.. Buscar conhecimentos prévios dos alunos antes de passar um conteúdo (teoria de Ausubel e cols.). Utilização de estratégias metacognitivas relaciona-se com o Ensino por Mudança Conceitual. Preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do aluno, utilização da interdisciplinaridade nos conteúdos ministrados e a preocupação com a utilidade prática daquilo que o professor ensina comunga com o Ensino Por Pesquisa de Cachapuz & cols.. Portanto, bom é escolher, numa teoria, o que é mais necessário na aprendizagem. Os processos são dinâmicos e progridem com os estudos. O que foi feito antes funciona como conhecimento prévio para as novas posturas professor – aluno no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID6145_08092018102425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENAIDE GOMES DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "HELENAIDE"
    "autor_email" => "helenaidep@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46741
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1708
    "inscrito_id" => 6145
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM – FAEN, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "resumo" => "Foi desenvolvido um estudo sobre como se efetiva o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores da Faculdade de Enfermagem/UERN tendo como premissa as concepções alternativas estudadas. Um questionário foi aplicado aos professores da FAEN/UERN. Com as respostas foi criada uma tabela com o quantitativo de respostas para cada pergunta. Fez-se uma relação entre as respostas e as concepções configurando o perfil dos professores. Preocupar-se com a natureza do processo de aprendizagem está inserido no Ensino por Mudança Conceitual. Buscar suporte teórico para o ensino relaciona a concepção de Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols. O uso de práticas relacionadas à teoria aproxima os professores da aprendizagem por Descoberta de Bruner. Aplicar formas de recuperação de notas e contextualizar seu conteúdo estabelece relação com o Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols.. Buscar conhecimentos prévios dos alunos antes de passar um conteúdo (teoria de Ausubel e cols.). Utilização de estratégias metacognitivas relaciona-se com o Ensino por Mudança Conceitual. Preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do aluno, utilização da interdisciplinaridade nos conteúdos ministrados e a preocupação com a utilidade prática daquilo que o professor ensina comunga com o Ensino Por Pesquisa de Cachapuz & cols.. Portanto, bom é escolher, numa teoria, o que é mais necessário na aprendizagem. Os processos são dinâmicos e progridem com os estudos. O que foi feito antes funciona como conhecimento prévio para as novas posturas professor – aluno no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID6145_08092018102425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENAIDE GOMES DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "HELENAIDE"
    "autor_email" => "helenaidep@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Foi desenvolvido um estudo sobre como se efetiva o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores da Faculdade de Enfermagem/UERN tendo como premissa as concepções alternativas estudadas. Um questionário foi aplicado aos professores da FAEN/UERN. Com as respostas foi criada uma tabela com o quantitativo de respostas para cada pergunta. Fez-se uma relação entre as respostas e as concepções configurando o perfil dos professores. Preocupar-se com a natureza do processo de aprendizagem está inserido no Ensino por Mudança Conceitual. Buscar suporte teórico para o ensino relaciona a concepção de Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols. O uso de práticas relacionadas à teoria aproxima os professores da aprendizagem por Descoberta de Bruner. Aplicar formas de recuperação de notas e contextualizar seu conteúdo estabelece relação com o Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols.. Buscar conhecimentos prévios dos alunos antes de passar um conteúdo (teoria de Ausubel e cols.). Utilização de estratégias metacognitivas relaciona-se com o Ensino por Mudança Conceitual. Preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do aluno, utilização da interdisciplinaridade nos conteúdos ministrados e a preocupação com a utilidade prática daquilo que o professor ensina comunga com o Ensino Por Pesquisa de Cachapuz & cols.. Portanto, bom é escolher, numa teoria, o que é mais necessário na aprendizagem. Os processos são dinâmicos e progridem com os estudos. O que foi feito antes funciona como conhecimento prévio para as novas posturas professor – aluno no processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.