Foi desenvolvido um estudo sobre como se efetiva o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores da Faculdade de Enfermagem/UERN tendo como premissa as concepções alternativas estudadas. Um questionário foi aplicado aos professores da FAEN/UERN. Com as respostas foi criada uma tabela com o quantitativo de respostas para cada pergunta. Fez-se uma relação entre as respostas e as concepções configurando o perfil dos professores. Preocupar-se com a natureza do processo de aprendizagem está inserido no Ensino por Mudança Conceitual. Buscar suporte teórico para o ensino relaciona a concepção de Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols. O uso de práticas relacionadas à teoria aproxima os professores da aprendizagem por Descoberta de Bruner. Aplicar formas de recuperação de notas e contextualizar seu conteúdo estabelece relação com o Ensino Por Pesquisa (EPP) Cachapuz & cols.. Buscar conhecimentos prévios dos alunos antes de passar um conteúdo (teoria de Ausubel e cols.). Utilização de estratégias metacognitivas relaciona-se com o Ensino por Mudança Conceitual. Preocupação com o desenvolvimento pessoal e social do aluno, utilização da interdisciplinaridade nos conteúdos ministrados e a preocupação com a utilidade prática daquilo que o professor ensina comunga com o Ensino Por Pesquisa de Cachapuz & cols.. Portanto, bom é escolher, numa teoria, o que é mais necessário na aprendizagem. Os processos são dinâmicos e progridem com os estudos. O que foi feito antes funciona como conhecimento prévio para as novas posturas professor – aluno no processo ensino-aprendizagem.