Diante do contexto revelado por fontes de avaliação educacional e instituições renomadas de estatísticas nacional, temos uma realidade de dificuldades de práticas de leitura literária pelos discentes. A presente pesquisa busca conhecer quem são esses jovens no que se refere à leitura, reunindo dados relevantes que forneçam um levantamento que caracterize os gostos literários dos sujeitos desta pesquisa, a partir de resultados obtidos no questionário respondido pelos alunos dos primeiros anos do IFRN/Campus Santa Cruz. O objetivo da pesquisa consiste na identificação de um perfil de leitor do aluno ingressante no Ensino Médio Integrado nos Cursos de Informática e Mecânica do IFRN -Campus Santa Cruz no letivo 2017. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa cujos sujeitos são os alunos dos primeiros anos do Campus Santa Cruz do ano letivo 2017 com obtenção da coleta de dados pelo instrumento do questionário aplicado com esses discentes. Os dados obtidos, através da aplicação de questionário, fornecem informações das tipologias textuais mais citadas, quantidade de livros lidos no ensino fundamental, mudanças de hábitos após ingressar no IFRN, a importância da leitura na perspectiva do aluno e os suas preferências literárias e perspectivas de leituras pelos discentes. As reflexões apresentadas no trabalho direcionam para a efetivação do direito da literatura na vida do ser humano, sobretudo, os da Educação Básica. Os problemas apresentados são nortes para análises em busca de políticas públicas eficazes que favoreçam práticas de leituras literárias e, consequentemente, a formação humana integral dos jovens da região do Trairi/RN.