Para motivar cada vez mais os discentes os educadores procuram novas combinações lúdicas e globais para assimilar com o conteúdo em sala de aula, fazendo assim com que eles expressem as suas dificuldades. Desta forma a aprendizagem deve ser um ponto de partida para o processo pedagógico do aluno e ao mesmo tempo em que venha desperta a vontade de aprender química. O lúdico Memória Cuca dos Compostos tem como objetivo auxiliar os dicentes com o ensino de química em relação aos compostos orgânicos. O jogo foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do ensino médio, na escola Estadual Três Marias no municipio de Floresta-Pe. Nele, continha um total de 20 cartas, que foi posicionado de maneira que a parte com o desenho das moléculas ficava voltada para baixo. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 pessoas, onde cada grupo ficava com diferentes conteúdos sobre os compostos orgânicos. Em cada rodada o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo e aumentando os pontos na tabela. Caso contrário, elas são viradas novamente para que outro participante tente encontrar a carta correta. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final. A didática fez com que os educandos adquirissem mais conhecimentos e habilidades na área de química, mostrando-se participativos ativamente. A atividade resultou em excelente contribuição para os discentes, pois os mesmos aprenderam diferentes tipos de moléculas de compostos orgânicos. Foi possível notar o interesse dos alunos no que envolve a química seja ela na prática ou na teoria. Portanto podemos concluir que o jogo lúdico é uma ferramenta que auxilia os discentes em suas dificuldades, além de que pode-se trazer bons resultados. Ademais contribuiu na relação aluno e professor.