Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMORIA CUCA DOS COMPOSTOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS

Palavra-chaves: LÚDICO, QUÍMICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47835
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4049
    "inscrito_id" => 10270
    "titulo" => "MEMORIA CUCA DOS COMPOSTOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS"
    "resumo" => "Para motivar cada vez mais os discentes os educadores procuram novas combinações lúdicas e globais para assimilar com o conteúdo em sala de aula, fazendo assim com que eles expressem as suas dificuldades. Desta forma a aprendizagem deve ser um ponto de partida para o processo pedagógico do aluno e ao mesmo tempo em que venha desperta a vontade de aprender química. O lúdico Memória Cuca dos Compostos tem como objetivo auxiliar os dicentes  com o ensino de química em relação aos compostos orgânicos. O jogo foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do ensino médio, na escola Estadual Três Marias no municipio de Floresta-Pe. Nele, continha um total de 20 cartas, que foi posicionado de maneira que a parte com o desenho das moléculas ficava voltada para baixo. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 pessoas, onde cada grupo ficava com diferentes conteúdos sobre os compostos orgânicos. Em cada rodada o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo e aumentando os pontos na tabela. Caso contrário, elas são viradas novamente para que outro participante tente encontrar a carta correta. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final. A didática fez com que os educandos adquirissem mais conhecimentos e habilidades na área de química, mostrando-se participativos ativamente. A atividade resultou em excelente contribuição para os discentes, pois os mesmos aprenderam diferentes tipos de moléculas de compostos orgânicos. Foi possível notar o interesse dos alunos no que envolve a química seja ela na prática ou na teoria. Portanto podemos concluir que o jogo lúdico é uma ferramenta que auxilia os discentes em suas dificuldades, além de que pode-se trazer bons resultados. Ademais contribuiu na relação aluno e professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, QUÍMICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10270_17092018165915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO NOVAES"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA NOVAES"
    "autor_email" => "patricia.novaes11@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47835
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4049
    "inscrito_id" => 10270
    "titulo" => "MEMORIA CUCA DOS COMPOSTOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS"
    "resumo" => "Para motivar cada vez mais os discentes os educadores procuram novas combinações lúdicas e globais para assimilar com o conteúdo em sala de aula, fazendo assim com que eles expressem as suas dificuldades. Desta forma a aprendizagem deve ser um ponto de partida para o processo pedagógico do aluno e ao mesmo tempo em que venha desperta a vontade de aprender química. O lúdico Memória Cuca dos Compostos tem como objetivo auxiliar os dicentes  com o ensino de química em relação aos compostos orgânicos. O jogo foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do ensino médio, na escola Estadual Três Marias no municipio de Floresta-Pe. Nele, continha um total de 20 cartas, que foi posicionado de maneira que a parte com o desenho das moléculas ficava voltada para baixo. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 pessoas, onde cada grupo ficava com diferentes conteúdos sobre os compostos orgânicos. Em cada rodada o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo e aumentando os pontos na tabela. Caso contrário, elas são viradas novamente para que outro participante tente encontrar a carta correta. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final. A didática fez com que os educandos adquirissem mais conhecimentos e habilidades na área de química, mostrando-se participativos ativamente. A atividade resultou em excelente contribuição para os discentes, pois os mesmos aprenderam diferentes tipos de moléculas de compostos orgânicos. Foi possível notar o interesse dos alunos no que envolve a química seja ela na prática ou na teoria. Portanto podemos concluir que o jogo lúdico é uma ferramenta que auxilia os discentes em suas dificuldades, além de que pode-se trazer bons resultados. Ademais contribuiu na relação aluno e professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, QUÍMICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10270_17092018165915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO NOVAES"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA NOVAES"
    "autor_email" => "patricia.novaes11@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Para motivar cada vez mais os discentes os educadores procuram novas combinações lúdicas e globais para assimilar com o conteúdo em sala de aula, fazendo assim com que eles expressem as suas dificuldades. Desta forma a aprendizagem deve ser um ponto de partida para o processo pedagógico do aluno e ao mesmo tempo em que venha desperta a vontade de aprender química. O lúdico Memória Cuca dos Compostos tem como objetivo auxiliar os dicentes com o ensino de química em relação aos compostos orgânicos. O jogo foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do ensino médio, na escola Estadual Três Marias no municipio de Floresta-Pe. Nele, continha um total de 20 cartas, que foi posicionado de maneira que a parte com o desenho das moléculas ficava voltada para baixo. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 pessoas, onde cada grupo ficava com diferentes conteúdos sobre os compostos orgânicos. Em cada rodada o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo e aumentando os pontos na tabela. Caso contrário, elas são viradas novamente para que outro participante tente encontrar a carta correta. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final. A didática fez com que os educandos adquirissem mais conhecimentos e habilidades na área de química, mostrando-se participativos ativamente. A atividade resultou em excelente contribuição para os discentes, pois os mesmos aprenderam diferentes tipos de moléculas de compostos orgânicos. Foi possível notar o interesse dos alunos no que envolve a química seja ela na prática ou na teoria. Portanto podemos concluir que o jogo lúdico é uma ferramenta que auxilia os discentes em suas dificuldades, além de que pode-se trazer bons resultados. Ademais contribuiu na relação aluno e professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.