O objetivo deste artigo é discutir os resultados de um trabalho conjunto entre a disciplina de “Língua Portuguesa II” e as disciplinas de “Ciência dos materiais”, “Eletrônica analógica e digital” e “Termodinâmica e transferência de calor” em quatro turmas do 2º ano dos cursos técnicos integrados em mecânica, informática e refrigeração do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Esta integração foi sugerida para o trabalho com o gênero “tutorial em vídeo”, escolhido pelo professor de Língua Portuguesa para o estudo do uso de sequências injuntivas, conteúdo previsto pela ementa deste componente curricular para as referidas turmas. Esse gênero foi escolhido porque, além de atender às demandas sociocomunicativas de uma contemporaneidade cada vez mais conectada à internet, permitiria a aplicação de conteúdos de outras disciplinas dentro de um trabalho inter e transdisciplinar, na medida em que os alunos gravariam tutoriais ensinando como fazer/montar/construir algo relacionado às disciplinas da matriz estruturante dos cursos técnicos dos quais fazem parte. Esta proposta articula-se a um dos principais objetivos da educação profissional e tecnológica, que é o de propor uma formação integrada, significativa e articulada dos alunos com relação aos conteúdos de todos os núcleos que compõem a estrutura curricular dos cursos. Para a avaliação dos resultados, 10 critérios foram estabelecidos para analisar os roteiros de gravação e o vídeo finalizado. Os resultados apontaram que houve uma eficiente apreensão e uso da estrutura do gênero em quentão, bem como a utilização adequada de grande parte dos conceitos trabalhados nas disciplinas técnicas.