O presente estudo foi idealizado através da disciplina de Organização e Gestão da Educação Brasileira. As discursões sobre gestão democrática estão cada vez mais presentes nas instituições de ensino, por ser o modelo de gestão mais adequada para os dias atuais, onde é cada vez mais importante a participação como instrumento de luta de toda a comunidade escolar. Com este estudo, tem-se a intenção de analisar a participação e a concepção de gestão dos membros dos colegiados estudantis do IFRN, Campus Macau. É importante que os membros de tais colegiados tenham a compreensão desse modelo de gestão, já que são representantes dos discentes na instituição. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre gestão democrática com autores que tratam do tema, tais como Mascarenhas (2015), Antunes (2016), Menezes (2001), e documental, na legislação, tais como: Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/96 e no Plano Nacional de Educacional (2014-2024). Também realizou-se uma pesquisa empírica, tendo como lócus, o IFRN, Campus Macau, partindo da aplicação de um questionário com os membros dos colegiados – Grêmio Estudantil, representantes dos alunos do Ensino Médio e Centro Acadêmico, representantes dos alunos do Ensino Superior. Foram enviados 6 questionários para cada colegiado, correspondente ao total de membros participantes.Constatou-se por tanto, que a maioria dos membros dos colegiados acima citados, não entendem sobre o modelo de gestão democrática, apesar de terem políticas internas que se encaixam nesse modelo.