Esse artigo faz parte da tese de doutoramento intitulada Representações Sociais dos Professores Formadores do IFAM: discutindo o conceito de professor reflexivo como quebra de paradigma, s defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Se refere, portanto, à modalidade profissional apresentada na formação de professores ofertada nos Institutos Federais de Educação (IF), criados pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, como parte da expansão dessas instituições, que passaram a formar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPCT). A Tese teve como objetivo geral apresentar a formação de professores nos IF, a qual parece está assentada na mesma racionalidade técnica dos cursos técnicos e tecnológicos ofertados. Entretanto, ao apresentar o objetivo de formar professores reflexivos, parece haver uma mudança de paradigma. A Tese nos mostrou que é possível mudança de paradigma, desde que haja mudança de postura dos professores formadores.