COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES ESTRANGEIROS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46727 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3219 "inscrito_id" => 10715 "titulo" => "COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES ESTRANGEIROS" "resumo" => "Com a globalização, o desenvolvimento das comunicações, da internet e dos recursos de mídia, a língua inglesa se tornou importante nos âmbitos social, cultural, econômico, político e profissional do mundo inteiro, configurando-se em um ponto de referência para o acesso e divulgação de conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos em eventos científicos nacionais e internacionais. Sendo o inglês considerado a língua franca, é notória sua importância para o profissional de Saúde se comunicar competentemente com pacientes de outros países, operacionalizar corretamente equipamentos estrangeiros, evitando equívocos e interpretações inadequadas que podem gerar danos à saúde dos pacientes em atendimento. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil linguístico-cultural dos discentes de Odontologia de uma faculdade privada de Recife – Pernambuco quanto ao conhecimento da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se o instrumento questionário. Os resultados sugerem alternativas educacionais para uma formação mais completa em termos linguístico-comunicativos. Propõe-se que haja a articulação de conhecimentos linguístico-culturais e humanistas entre a academia e a comunidade de saúde, através da oferta de cursos/disciplinas de idiomas nas instituições de ensino superior, com vistas a promover saberes, cultura, habilidades e competências que levem a uma visão ampla do conhecimento linguístico-cultural. Visa-se, ainda, à promoção da humanização através da comunicação com o paciente na língua inglesa e do conhecimento da sua cultura para o atendimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, COMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID10715_11092018214254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA FERREIRA PAULINO" "autor_nome_curto" => "SUZANA" "autor_email" => "suzanafpenglish@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46727 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3219 "inscrito_id" => 10715 "titulo" => "COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES ESTRANGEIROS" "resumo" => "Com a globalização, o desenvolvimento das comunicações, da internet e dos recursos de mídia, a língua inglesa se tornou importante nos âmbitos social, cultural, econômico, político e profissional do mundo inteiro, configurando-se em um ponto de referência para o acesso e divulgação de conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos em eventos científicos nacionais e internacionais. Sendo o inglês considerado a língua franca, é notória sua importância para o profissional de Saúde se comunicar competentemente com pacientes de outros países, operacionalizar corretamente equipamentos estrangeiros, evitando equívocos e interpretações inadequadas que podem gerar danos à saúde dos pacientes em atendimento. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil linguístico-cultural dos discentes de Odontologia de uma faculdade privada de Recife – Pernambuco quanto ao conhecimento da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se o instrumento questionário. Os resultados sugerem alternativas educacionais para uma formação mais completa em termos linguístico-comunicativos. Propõe-se que haja a articulação de conhecimentos linguístico-culturais e humanistas entre a academia e a comunidade de saúde, através da oferta de cursos/disciplinas de idiomas nas instituições de ensino superior, com vistas a promover saberes, cultura, habilidades e competências que levem a uma visão ampla do conhecimento linguístico-cultural. Visa-se, ainda, à promoção da humanização através da comunicação com o paciente na língua inglesa e do conhecimento da sua cultura para o atendimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, COMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID10715_11092018214254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA FERREIRA PAULINO" "autor_nome_curto" => "SUZANA" "autor_email" => "suzanafpenglish@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }