Com a globalização, o desenvolvimento das comunicações, da internet e dos recursos de mídia, a língua inglesa se tornou importante nos âmbitos social, cultural, econômico, político e profissional do mundo inteiro, configurando-se em um ponto de referência para o acesso e divulgação de conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos em eventos científicos nacionais e internacionais. Sendo o inglês considerado a língua franca, é notória sua importância para o profissional de Saúde se comunicar competentemente com pacientes de outros países, operacionalizar corretamente equipamentos estrangeiros, evitando equívocos e interpretações inadequadas que podem gerar danos à saúde dos pacientes em atendimento. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil linguístico-cultural dos discentes de Odontologia de uma faculdade privada de Recife – Pernambuco quanto ao conhecimento da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se o instrumento questionário. Os resultados sugerem alternativas educacionais para uma formação mais completa em termos linguístico-comunicativos. Propõe-se que haja a articulação de conhecimentos linguístico-culturais e humanistas entre a academia e a comunidade de saúde, através da oferta de cursos/disciplinas de idiomas nas instituições de ensino superior, com vistas a promover saberes, cultura, habilidades e competências que levem a uma visão ampla do conhecimento linguístico-cultural. Visa-se, ainda, à promoção da humanização através da comunicação com o paciente na língua inglesa e do conhecimento da sua cultura para o atendimento.