O estudo teve como objetivos identificar os motivos da evasão em um curso técnico de Enfermagem, caracterizar o perfil sociodemográfico dos alunos em situação de evasão, propor ações que contribuam para a diminuição da evasão. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 18 alunos que desistiram do curso no primeiro semestre de 2014. Foi realizada entrevista oral e aplicação de formulário sociodemográfico. O conteúdo das entrevistas foi organizado e analisado segundo o referencial do Discurso do Sujeito Coletivo e da análise temática de conteúdo. Os dados sociodemográficos foram analisados segundo a frequência de suas variáveis. As causas de evasão foram categorizadas em individuais (maternidade, mudança de endereço, doença na família), ambientais (necessidade de trabalhar, dificuldades financeiras, incompatibilidade de horários) e acadêmicas (insatisfação com a escolha do curso, com o trabalho de conclusão de curso, com o resultado acadêmico insatisfatório). Os fatores ambientais predominaram, destacando-se a incompatibilidade de horários como a principal causa de evasão. Este fator está vinculado à dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas e o mundo do trabalho. Os participantes sugeriram ações de acolhimento (ouvir os alunos, busca ativa), medidas acadêmicas (diversificar horários, melhorar o TCC) e medidas de apoio aos alunos com dificuldades financeiras como formas de evitar a evasão. Conclui-se que o acesso e a permanência do estudante no curso envolvem não só questões pedagógicas como também medidas que considerem o contexto e a singularidade do aluno, bem como requerem corresponsabilidade da equipe escolar.