Esta pesquisa buscou demonstrar o papel da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Escada - PE, através do relato das experiências vivenciadas nas intervenções pedagógicas. Os aportes teóricos que fundamentaram nosso estudo contemplaram as ideias de Araújo (2000), Azevedo (2009), Dohme (2008), Freire (1983) e Vandresen (2013). As atividades interventivas ocorreram durante o mês de junho do ano letivo vigente, nas turmas do 4º e do 5º ano, com a intenção pedagógica de melhorar a aprendizagem e compreensão dos alunos, no que concerne aos cálculos e resoluções de problemas com as quatro operações fundamentais, adição, subtração, multiplicação, e divisão de números naturais. Neste período interventivo, desenvolveram-se ações que englobaram: a realização de palestra, canal de escuta entre docentes e discentes, e a aplicação de jogos didáticos. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com 80 estudantes, tendo o propósito de certificar os resultados das intervenções para o aprendizado, através do uso de questionário. Os resultados demonstrados nas metodologias aplicadas foram compatíveis com os obtidos nas questões, já que 97.5% dos respondentes declararam que o momento foi oportuno para uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, motivando-os a estudar. Diante disso, é possível afirmar que a ludicidade pode oferecer melhorias no ensino-aprendizagem dos componentes curriculares da disciplina, possibilitando o desenvolvimento de práticas atrativas, inovadoras, críticas e reflexivas. Espera-se que os educandos continuem reconhecendo a educação matemática nessa nova concepção, fazendo uso da mesma em seus contextos sociais.