O trabalho focaliza a contribuição da avaliação da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em turmas de 2º ao 4º ano, por meio da aplicação de um teste de leitura oral, organizado por níveis de leitura. Os sujeitos foram estudantes das turmas de 4º ano do ensino fundamental. O instrumento para a coleta de dados foi um teste de leitura, aplicado de forma e individual a partir da escuta da leitura de um texto narrativo. O estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de leitura dos estudantes dos anos iniciais para intervir no processo e contribuir na formação de leitores proficientes em todas as etapas de ensino. Para desenvolver o teste de leitura a escola realizou estudos e pesquisas, analisou testes padronizados e ao verificar que não há um teste de leitura que avalie o nível de leitura dos estudantes dos anos iniciais, de forma oral, desenvolveu seu próprio instrumento. Para tratar os dados e analisá-los recorreu-se ao resultado de pesquisas e testes nacionais e internacionais sobre leitura. Os referenciais teóricos da pesquisa foram elaborados com base nas ideias de Solé (1998), do Relatório do PISA, do IDEB (2017) e da pesquisa Retratos da leitura no Brasil (2017). O resultado do teste revelou que os estudantes apresentam bons níveis de leitura se compararmos com os dados obtidos por testes padronizados em avaliações externas. No entanto, como o teste aplicado apresenta o diferencial de avaliar a leitura, compreende-se os resultados devem ser trabalhados conforme a especificidade de cada nível.