Desde o início da vida escolar de um aluno é comum se depara com situações problemas que envolvam as estruturas aditivas (adição e subtração), palavras como “tire e junte” são bastante utilizadas para ajudar na compreensão destes conceitos. Assim, os objetivos dos anos inicias é proporcionar situações aos discentes para desenvolverem habilidades e interagir com facilidade nos diversos contextos, por outro lado, nos anos finais eles devem ser capazes de identificar em quais momentos utilizar a adição e subtração. Tendo em conta esses objetivos, o presente estudo objetivou analisar como ocorre o ensino das estruturas aditivas entre as classes de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública Municipal da cidade de Caruaru - PE, utilizando a Teoria de Vergnaud para compara-las, como também buscando perceber o desenvolvimento das habilidades dos estudantes diante de situações problemas e como são solucionadas. Portanto, conhecer a forma como os discentes estão aprendendo as estruturas aditivas, se faz necessário para uma reavaliação da prática pedagógica aplicada, uma vez que os resultados demonstram o predomínio de um único tipo de raciocínio (estratégia) nas diversas situações problemas proposto.