Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIGAMI EUCLIDIANO: RELATOS DE UM EXPERIMENTO UTILIZANDO ORIGAMI EM CONSTRUÇÕES A RÉGUA E COMPASSO

Palavra-chaves: GEOMETRIA, ORIGAMI, CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS EUCLIDEANAS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48431
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 11534
    "titulo" => """
      ORIGAMI EUCLIDIANO: RELATOS DE UM EXPERIMENTO UTILIZANDO ORIGAMI EM\r\n
      CONSTRUÇÕES A RÉGUA E COMPASSO
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados de um experimento feito com os\r\n
      alunos do primeiro período da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Licenciatura em\r\n
      Expressão Gráfica, o qual forma professores para atuar em disciplinas que envolvam desenho gráfico,\r\n
      geométrico, técnico, bem como as tecnologias utilizadas em sua aprendizagem em diversos cursos\r\n
      como Design, Arquitetura e Engenharias. A dificuldade na compreensão dos conteúdos que envolvem\r\n
      desenho geométrico por parte dos ingressos nos referidos cursos, resultante de um hiato no ensino de\r\n
      geometria gráfica nas escolas públicas em diversos momentos históricos na educação do país, nos\r\n
      impulsionou a buscar por soluções em amenizar ou erradicar essas dificuldades. Outras pesquisas\r\n
      mostraram ser satisfatório o uso das dobraduras como auxílio na superação dessas dificuldades,\r\n
      norteando nossa pesquisa. O experimento consistiu em que os voluntários resolvessem construções\r\n
      euclidianas utilizando dois instrumentos diferentes: régua e compasso e dobraduras em papel\r\n
      (origami). Para análise das respostas dos voluntários, foi utilizada a Teoria Antropológica do Didático,\r\n
      que busca uma compreensão das praxeologias em diversas atividades humanas, principalmente na\r\n
      aprendizagem matemática. Essa pesquisa resultou na dissertação de Mestrado intitulada Origami\r\n
      Euclidiano aprovada pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica\r\n
      ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, ORIGAMI, CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS EUCLIDEANAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID11534_18092018150756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLA MARTINS DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLA"
    "autor_email" => "emanuellafranca83@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48431
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 11534
    "titulo" => """
      ORIGAMI EUCLIDIANO: RELATOS DE UM EXPERIMENTO UTILIZANDO ORIGAMI EM\r\n
      CONSTRUÇÕES A RÉGUA E COMPASSO
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados de um experimento feito com os\r\n
      alunos do primeiro período da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Licenciatura em\r\n
      Expressão Gráfica, o qual forma professores para atuar em disciplinas que envolvam desenho gráfico,\r\n
      geométrico, técnico, bem como as tecnologias utilizadas em sua aprendizagem em diversos cursos\r\n
      como Design, Arquitetura e Engenharias. A dificuldade na compreensão dos conteúdos que envolvem\r\n
      desenho geométrico por parte dos ingressos nos referidos cursos, resultante de um hiato no ensino de\r\n
      geometria gráfica nas escolas públicas em diversos momentos históricos na educação do país, nos\r\n
      impulsionou a buscar por soluções em amenizar ou erradicar essas dificuldades. Outras pesquisas\r\n
      mostraram ser satisfatório o uso das dobraduras como auxílio na superação dessas dificuldades,\r\n
      norteando nossa pesquisa. O experimento consistiu em que os voluntários resolvessem construções\r\n
      euclidianas utilizando dois instrumentos diferentes: régua e compasso e dobraduras em papel\r\n
      (origami). Para análise das respostas dos voluntários, foi utilizada a Teoria Antropológica do Didático,\r\n
      que busca uma compreensão das praxeologias em diversas atividades humanas, principalmente na\r\n
      aprendizagem matemática. Essa pesquisa resultou na dissertação de Mestrado intitulada Origami\r\n
      Euclidiano aprovada pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica\r\n
      ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, ORIGAMI, CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS EUCLIDEANAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID11534_18092018150756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLA MARTINS DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLA"
    "autor_email" => "emanuellafranca83@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados de um experimento feito com os alunos do primeiro período da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica, o qual forma professores para atuar em disciplinas que envolvam desenho gráfico, geométrico, técnico, bem como as tecnologias utilizadas em sua aprendizagem em diversos cursos como Design, Arquitetura e Engenharias. A dificuldade na compreensão dos conteúdos que envolvem desenho geométrico por parte dos ingressos nos referidos cursos, resultante de um hiato no ensino de geometria gráfica nas escolas públicas em diversos momentos históricos na educação do país, nos impulsionou a buscar por soluções em amenizar ou erradicar essas dificuldades. Outras pesquisas mostraram ser satisfatório o uso das dobraduras como auxílio na superação dessas dificuldades, norteando nossa pesquisa. O experimento consistiu em que os voluntários resolvessem construções euclidianas utilizando dois instrumentos diferentes: régua e compasso e dobraduras em papel (origami). Para análise das respostas dos voluntários, foi utilizada a Teoria Antropológica do Didático, que busca uma compreensão das praxeologias em diversas atividades humanas, principalmente na aprendizagem matemática. Essa pesquisa resultou na dissertação de Mestrado intitulada Origami Euclidiano aprovada pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.