O presente artigo trata sobre como se desenvolveu o projeto, A formação dos professores e a educação de autistas em escolas da rede pública da cidade de São Luís realizado no período de quatro meses. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: levantamento e estudo de referencial teórico sobre o tema, visita à escola para apresentação do estudo, entrevista com coordenação, aplicação de questionário com professores, análise de dados obtidos, elaboração de relatório parcial, retorno à escola para receber os relatórios, elaboração de relatório final e apresentação oral do mesmo. Nas observações finais da pesquisa, podemos perceber que a falta de preparo das escolas é notório e ainda mais alarmante quando se encontra professores que não tem nem mesmo o ensino superior completo. É inegável a presença de alunos autistas em escolas públicas, se à todos é assegurado o direito de educação de qualidade, de tal modo deve ser incluindo autistas, tendo acesso a professores qualificados. O projeto, a partir de seus estudos e resultados obtidos, incentiva os professores por meio dessa pesquisa, a se profissionalizar e a atender às especialidades e características de cada criança.