Este artigo é resultado de um recorte de uma pesquisa que analisou como as duas coleções didáticas de Matemática mais adotadas nas escolas públicas do Brasil dos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de estatística e probabilidade, mais especificamente identificar se propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, identificar se propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano) e identificar se existe semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Adotamos como critério de seleção as duas coleções mais distribuídas da rede pública no Brasil pelo Ministério da Educação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016. Nos resultados encontramos que as atividades mais presentes nas duas coleções e nos dois níveis de escolaridade foi o preenchimento de dados em tabelas e leitura e interpretação de gráfico de colunas e em poucas etapas da pesquisa. As coleções propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano), existindo uma certa gradação. Existem semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Identificamos que nenhuma das coleções propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, mas em uma das coleções propõe uma atividade (no 1º e 5º ano) com pesquisa, ainda sem deixar que o aluno crie suas próprias questões de pesquisa.