Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO SÃO PROPOSTAS AS ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46714
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2941
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "COMO SÃO PROPOSTAS AS ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo é resultado de um recorte de uma pesquisa que analisou como as duas coleções didáticas de Matemática mais adotadas nas escolas públicas do Brasil dos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de estatística e probabilidade, mais especificamente identificar se propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, identificar se  propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano) e identificar se existe semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Adotamos como critério de seleção as duas coleções mais distribuídas da rede pública no Brasil pelo Ministério da Educação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016. Nos resultados encontramos que as atividades mais presentes nas duas coleções e nos dois níveis de escolaridade foi o preenchimento de dados em tabelas e leitura e interpretação de gráfico de colunas e em poucas etapas da pesquisa. As coleções propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano), existindo uma certa gradação. Existem semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Identificamos que nenhuma das coleções propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, mas em uma das coleções propõe uma atividade (no 1º e 5º ano) com pesquisa, ainda sem deixar que o aluno crie suas próprias questões de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID430_10092018202404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCICLEIDE BEZERRA"
    "autor_email" => "lucicleide.bezerra@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46714
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2941
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "COMO SÃO PROPOSTAS AS ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo é resultado de um recorte de uma pesquisa que analisou como as duas coleções didáticas de Matemática mais adotadas nas escolas públicas do Brasil dos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de estatística e probabilidade, mais especificamente identificar se propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, identificar se  propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano) e identificar se existe semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Adotamos como critério de seleção as duas coleções mais distribuídas da rede pública no Brasil pelo Ministério da Educação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016. Nos resultados encontramos que as atividades mais presentes nas duas coleções e nos dois níveis de escolaridade foi o preenchimento de dados em tabelas e leitura e interpretação de gráfico de colunas e em poucas etapas da pesquisa. As coleções propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano), existindo uma certa gradação. Existem semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Identificamos que nenhuma das coleções propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, mas em uma das coleções propõe uma atividade (no 1º e 5º ano) com pesquisa, ainda sem deixar que o aluno crie suas próprias questões de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID430_10092018202404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCICLEIDE BEZERRA"
    "autor_email" => "lucicleide.bezerra@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo é resultado de um recorte de uma pesquisa que analisou como as duas coleções didáticas de Matemática mais adotadas nas escolas públicas do Brasil dos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de estatística e probabilidade, mais especificamente identificar se propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, identificar se propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano) e identificar se existe semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Adotamos como critério de seleção as duas coleções mais distribuídas da rede pública no Brasil pelo Ministério da Educação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016. Nos resultados encontramos que as atividades mais presentes nas duas coleções e nos dois níveis de escolaridade foi o preenchimento de dados em tabelas e leitura e interpretação de gráfico de colunas e em poucas etapas da pesquisa. As coleções propõem atividades de pesquisa de forma diferenciada em função do ano de escolaridade (1º e 5º ano), existindo uma certa gradação. Existem semelhanças de tipos de atividades entre as coleções de acordo com os níveis de escolaridade. Identificamos que nenhuma das coleções propõem o ensino com todas as fases da pesquisa estatística, mas em uma das coleções propõe uma atividade (no 1º e 5º ano) com pesquisa, ainda sem deixar que o aluno crie suas próprias questões de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.