Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHARGE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA ANÁLISE DE OBRAS DO PNLD

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, CHARGE, CHARGE Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      (2012), Zabala (1998) e outros autores que contribuem para o estudo do tema. Além disso, a\r\n
      pesquisa pautou-se ainda na análise de conteúdo das coleções de livros didáticos segundo\r\n
      Bardin (1977). Após as etapas e a execução dos procedimentos metodológicos, constatou-se\r\n
      que a charge é um recurso didático com elevado potencial de utilização no ensino de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este ensaio se constitui em uma reflexão sobre a utilização da charge como recurso didático no ensino de geografia, o mesmo é resultado da pesquisa de mestrado intitulada: Charge no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio. A metodologia adotada pautou-se no levantamento bibliográfico, em que se identificou a contribuição de Callai (2013), Flôres (2002), Lago (1999), Mattos (2010), Miani (2001), Silva (2007), Tomita (2012), Torres (2012), Zabala (1998) e outros autores que contribuem para o estudo do tema. Além disso, a pesquisa pautou-se ainda na análise de conteúdo das coleções de livros didáticos segundo Bardin (1977). Após as etapas e a execução dos procedimentos metodológicos, constatou-se que a charge é um recurso didático com elevado potencial de utilização no ensino de Geografia, pois ela possibilita a discussão e reflexão de diversos temas como Meio Ambiente, Geografia Política, Geopolítica, bem como Geografia Urbana.

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