DUARTE, Katia Macedo. Trabalhando os direitos humanos na interdisciplinariedade. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49115>. Acesso em: 22/12/2024 17:57
As reflexões registradas neste texto foram atividades pedagógicas desenvolvidas no campo dos direitos humanos e da cidadania, em uma escola pública da rede municipal de ensino, em Patos-PB. O desenvolvimento das atividades pedagógicas no ambiente escolar mobilizou toda comunidade local e alunos de escola de educação fundamental, a Escola Maria das Chagas Candeia, na tentativa de promover uma educação que forme futuros jovens protagonistas, com comportamentos e conceitos diferentes que possam contribuir para sociedade de igualdade, respeito e fraternidade. As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas História e Geografia com a temática dos Direitos Humanos, em modo de ver e refletir sobre a vida e a sociedade. É importante ressaltamos participação dos professores, funcionários, alunos e pais dos alunos dentro das ações desenvolvidas pela escolar. Uma intervenção pedagógica e participativa só acontece com sujeitos compromissados com uma educação, cujo objetivo é a construção da cidadania e a transformação da sociedade. Ao longo desta discussão, a escola é cenário principal para repensar o Ensino em Direitos Humanos, deveria a escola promover ações educativas e inseridas no Projeto Político Pedagógico – PPP, mobilizando a comunidade escolar, estimulando a desenvolver práticas educativas emancipatórias, discutindo os conceitos de cidadania, dignidade e fraternidade incluindo tais debates nos conteúdos trabalhados em sala de aula. O referencial teórico relacionado a temática, é de fundamental importância para a realização de análise da pesquisa dos dados obtidos, bem como, os documentos oficiais e na categoria Interdisciplinaridade com estudos de Fazenda (1991; 1993; 2004; 2014), Morin (1999;2002,2004)